Petrobras afirma que a conjuntura econômica presente não permite a redução dos preços da gasolina

O governo justifica a manutenção dos preços dos combustíveis nas refinarias devido à demanda sazonal nos Estados Unidos e aos altos custos.

13/05/2025 19h43

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Petrobras sinalizou, na terça-feira (13.mai.2025), que não deverá diminuir os preços da gasolina nas refinarias. A razão é a pressão sobre as cotações internacionais do combustível, influenciadas pela proximidade do verão no Hemisfério Norte, período de maior consumo nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diretor de Logística, Comercialização e Mercados da estatal, Claudio Schlosser, afirmou que “ao contrário do diesel, que tem tendência de queda no mercado internacional, a gasolina vive um momento ascendente”.

Schlosser declarou que, nesta época do ano, os Estados Unidos tendem a aumentar seus estoques de gasolina devido ao início do período de férias de verão e ao aumento no número de viagens de carro.

LEIA TAMBÉM:

A Petrobras comercializa gasolina com preço superior à paridade de importação, contudo, o diretor afirmou que tal fato não é o único elemento considerado. Ele ressaltou que a empresa também avalia a volatilidade do mercado e o custo do refino, que permanece elevado.

Na abertura do mercado nesta terça-feira (13.mai), o litro da gasolina da Petrobras estava R$ 0,05 acima da paridade calculada pela Abicom.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A última alteração no preço da gasolina nas refinarias ocorreu em julho de 2024. Já o diesel sofreu quatro ajustes em 2025: um aumento em fevereiro e três reduções desde abril, com a mais recente em 5 de maio.

A redução nos preços das commodities petrolíferas foi motivada pelo aumento das tensões na disputa comercial entre os Estados Unidos e a China.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.