Cotações do Petróleo em Queda
As cotações do petróleo encerraram em baixa nesta segunda-feira, 20, influenciadas pelo aumento da produção no setor de hidrocarbonetos e pela desaceleração da economia chinesa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O preço do barril de petróleo tipo Brent, negociado em Londres com entrega em dezembro, caiu 0,46%, atingindo 61,01 dólares, próximo aos seus menores níveis desde o início de maio. O barril do tipo West Texas Intermediate (WTI), no mercado americano, com vencimento em novembro, fechou praticamente estável, com uma leve queda de 0,03%, a 57,52 dólares.
Pressão sobre o Mercado
Segundo Andy Lipow, da Lipow Oil Associates, o petróleo bruto continua sob pressão devido ao aumento da oferta, especialmente com o “aumento das cotas” dos membros da Opep+.
LEIA TAMBÉM!
Desde abril, o cartel elevou significativamente sua produção, resultando em um excesso de oferta em relação à demanda. Lipow também destacou o aumento da produção nos Estados Unidos, Brasil, Argentina e Guiana, que intensifica a pressão sobre o mercado.
Previsões da AIE
No último relatório mensal sobre o mercado de petróleo, a Agência Internacional da Energia (AIE) projetou um excedente de oferta de cerca de 2,2 milhões de barris diários (mb/d) em 2025, podendo chegar a quase 4 mb/d em 2026.
Phil Flynn, do Price Futures Group, observou que a commodity “se aproxima de uma configuração de contango”, onde o preço do petróleo para entrega imediata é inferior ao preço de um vencimento futuro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desempenho da Economia Chinesa
Flynn também comentou sobre os últimos dados econômicos da China, que não são muito encorajadores. Nesta segunda-feira, o país anunciou uma desaceleração no crescimento do terceiro trimestre, com um aumento de 4,8% em 12 meses, impactado pela queda do consumo doméstico e tensões comerciais.
Como a China é o maior importador mundial de petróleo, os operadores estão atentos à saúde econômica do país. O mercado também observa os desdobramentos nas relações comerciais, após Pequim e Washington concordarem em iniciar novas negociações no sábado.