Petróleo registra queda devido à liquidação de ganhos e sinal do Irã para conter o conflito

O contrato com futuros de petróleo bruto da CVM ajustou ganhos recentes em decorrência de sinais de cessar-fogo enviados por Teerã, ainda que ataques persistam.

16/06/2025 18h03

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Os preços do petróleo apresentaram queda acentuada nesta segunda-feira (16.jun.2025) e revertiram parcialmente os ganhos obtidos na sessão anterior, em reação ao aumento das tensões entre Israel e Irã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O contrato de agosto do Brent, referência no mercado internacional, apresentou queda de 1,35% na ICE (Intercontinental Exchange), a US$ 73,23/barril. Já na Nymex (New York Mercantile Exchange), o WTI para julho caiu 1,66%, fechando a US$ 71,77/barril.

O mercado obtinha lucros, acompanhando o movimento de investidores que escolheram vender ativos após a recente sequência de altas devido ao aumento das tensões no Oriente Médio, o que resultou em uma correção nos preços.

LEIA TAMBÉM:

O Irã figura entre os sete maiores produtores de petróleo do mundo. Qualquer tensão geopolítica no país persa também afeta diretamente o mercado, devido ao seu controle sobre o Estreito de Ormuz, através do qual transita aproximadamente 25% da produção global da commodity.

Israel x Irã

O Irã comunicou aos Estados Unidos e a Israel, por meio de intermediários de países árabes, sua disposição de finalizar os conflitos e retomar as negociações sobre seu programa nuclear.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia, divulgada nesta tarde, intensificou o movimento de queda nos preços do petróleo, que já recuavam desde a manhã.

Apesar da sinalização diplomática, a escalada militar com Israel continuou. A Guarda Revolucionária do Irã solicitou que os moradores de Tel Aviv evacuassem a cidade o mais rápido possível.

O aviso foi divulgado após Tel Aviv ter alertado para um ataque a Teerã. Minutos depois, as FDI (Forças de Defesa de Israel) bombardearam o edifício da TV estatal iraniana, ao norte da capital. Ainda não há informações oficiais sobre vítimas.

Na noite anterior, no domingo (15.jun), o representante militar iraniano já havia feito um pedido para que israelenses abandonassem os territórios controlados, intensificando a possibilidade de novos ataques.

O Irã justifica o ataque como reação à ofensiva israelense ocorrida na madrugada de quinta-feira (13.jun), que atingiu áreas residenciais e instalações nucleares iranianas.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.