Pilotos do exército e do ministério do meio ambiente do Gana falecem em acidente aéreo
A Aviação do Gana comunicou, na quarta-feira, que um helicóptero militar sumiu dos radares após a decolagem de Acra em direção a Obuasi, ao norte da cap…
Os ministros da Defesa de Gana, Edward Omane Boamah, e do Meio Ambiente, Ibrahim Murtala Muhamme, faleceram, nesta quarta-feira (6), em um acidente de helicóptero, anunciou a Presidência, horas após o Exército informar o desaparecimento de uma aeronave que transportava três tripulantes e cinco passageiros. “O presidente e o governo apresentam suas condolências e sua solidariedade às famílias de nossos camaradas e militares mortos durante seu serviço à Nação”, declarou Debrah.
Também estão entre as vítimas Alhaji Muniru Muhammad, coordenador-adjunto da segurança nacional e ex-ministro da Agricultura, e Samuel Sarpong, vice-presidente do partido Congresso Nacional Democrático (NDC), do presidente Mahama.
A aviação de Gana informou, na manhã desta quarta-feira, que um helicóptero militar desapareceu dos radares pouco depois de sua decolagem de Accra em direção a Obuasi, a noroeste da capital.
Leia também:
Trump Interrompe Jornalista com Insulto em Coletiva sobre Epstein
Parlamento Francês Debate Proibição de Redes Sociais para Adolescentes em 2026
Chanceler Merz critica Belém em discurso no Congresso Alemão do Comércio
O chefe de gabinete de John Mahama, Julius Debrah, declarou que as vítimas do acidente, ocorrido no sul do país, são todas mortas, conforme confirmado pelas autoridades. Boamah, que liderava o Ministério da Defesa em um momento de aumento da atividade jihadista na fronteira norte de Gana com Burkina Faso, era médico e ocupou diversos cargos no governo, incluindo o de ministro das Comunicações no mandato anterior de Mahama (2012-2017), além de ter sido vice-ministro do Meio Ambiente.
Gana fortaleceu suas relações diplomáticas com Burkina Faso, Mali e Níger, atualmente governadas por juntas militares em conflito com a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao).
Boamah liderara uma delegação em Ouagadougou em maio e estava por publicar uma obra intitulada “Um homem de paz em uma democracia africana”, dedicada ao ex-presidente John Atta Mills, falecido em 2012. Muhammed, o ministro do Meio Ambiente, ocupava o cargo em meio a um problema no país de exploração ilegal e informal de ouro, que prejudicava terras agrícolas e contaminava as águas. As bandeiras seriam colocadas a meio mastro, anunciou Debrah. A Presidência indicou que John Mahama suspendeu todas as suas atividades oficiais durante o dia.
Com informações da AFP. Publicado por Sarah Paula.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)