O secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux, declarou nesta quinta-feira (8 de maio de 2025) que o PTE (Plano de Transformação Ecológica) do Ministério da Fazenda pode aumentar o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 0,4% ao ano. A projeção é resultado de um estudo realizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico do órgão em parceria com o Banco Mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está implementando uma série de ações para descarbonizar a economia. O objetivo é garantir que o crescimento econômico não resulte em um novo ciclo de exportação de matérias-primas sem valor agregado, causando danos ao meio ambiente, afirmou Dubeux à CNN Brasil.
O secretário afirmou que o governo pretende estabelecer um arcabouço regulatório para investimentos, com foco em data centers sustentáveis e na captação de recursos em hidrogênio de baixo carbono e outras iniciativas sustentáveis.
LEIA TAMBÉM!
Outra meta é uma aliança com países que já aderiram ao ajuste de fronteira de carbono. O mecanismo, implementado na União Europeia, determina o pagamento de um imposto pela emissão de gás durante a produção de bens. a importação de produtos de países que não fazem parte da iniciativa se torna mais dispendiosa.
O secretário declarou que a organização está lançando uma proposta inovadora em parceria com outros parceiros internacionais para o debate na COP30. Adicionalmente, informou que houve diácom diversos países, em especial com a União Europeia, incorporando elementos de justiça social.
Fonte: Poder 360
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE