Planalto deixou de incluir três nomes em comitiva para o funeral do papa Francisco

O Planalto informou que 18 nomes estavam na comitiva, mas reconheceu que mais três pessoas acompanharam o presidente Lula.

30/04/2025 23h28

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Palácio do Planalto excluiu três nomes da comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que participou do funeral do papa Francisco em abril deste ano. A lista oficial contava com 18 nomes, além da namorada do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; da tesoureira do PT, Gleide Andrade; e de Gilberto Carvalho, membro do PT próximo a Lula.

A namorada do presidente do STF é Rita Nolasco, procuradora Nacional da Fazenda e diretora da Escola da AGU (Advocacia-Geral da União) na 3ª Região. Os dois foram vistos em eventos oficiais como casal desde 2024. A tesoureira do PT é Gleide Andrade, também namorada do deputado federal Gilmar Tatto (PT-SP). Gilberto Carvalho é um dos quadros do PT, filósofo que é próximo a Lula. Os três nomes não constavam na lista oficial, contudo, o próprio Palácio do Planalto admitiu posteriormente que os três viajaram com Lula.

A lista oficial do governo federal contemplava o presidente do STF, os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), além de deputados e senadores.

Com Lula viajaram o Senado, Renan Calheiros (MDB-AL); Leila Barros (PDT-DF); Soraya Thronicke (Podemos-MS); e a Câmara, os deputados Luis Tibé (Avante-MG); Odair Cunha (PT-MG); Padre João (PT-MG); Reimont (PT-RJ); Luiz Gastão (PSD-CE); Dagoberto Nogueira (PSDB-MS); e Professora Goreth (PDT-AP).

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe lista divulgada pelo Palácio do Planalto

Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal; Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores; Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública; Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário; Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos; Senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado; Deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara; Senador Renan Calheiros (MDB-AL); Senadora Leila Barros (PDT-DF); Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS); Deputado Luis Tibé (Avante-MG); Deputado Odair Cunha (PT-MG); Deputado Padre João (PT-MG); Deputado Reimont (PT-RJ); Deputado Luiz Gastão (PSD-CE); Deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS); Deputada Professora Goreth (PDT-AP); Celso Amorim, assessor especial do presidente da República.

A Metrópoles acionou as assessorias de imprensa da Presidência da República e do STF, porém não obteve resposta até a publicação deste texto. O espaço permanece aberto.

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.