PlayStation 5 Pro terá integração total do AMD FSR 4 com tecnologia equivalente à de computadores

A Sony confirma que o PS5 Pro terá a versão completa do FSR 4 da AMD, idêntica à utilizada em PCs, com implementação simplificada para os estúdios.

02/07/2025 19h05

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(Imagem de reprodução da internet).

A Sony confirmou que o PlayStation 5 Pro receberá em 2026 a versão completa do AMD FSR 4, substituindo potencialmente o atual sistema PSSR em vários cenários. A nova tecnologia será distribuída por meio de uma atualização gratuita de sistema e trará ao console o mesmo algoritmo de upscaling neural já utilizado em placas de vídeo de PC desde março deste ano.

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A revelação foi feita por Mark Cerny, arquiteto-chefe da plataforma PlayStation, em entrevistas recentes ao Tom’s Guide. Segundo Cerny, o FSR 4 no PS5 Pro será exatamente igual à versão de PC, incluindo todos os recursos oferecidos pela AMD na versão original, sem adaptações ou restrições para o console.

O desenvolvimento do FSR 4 para o PS5 Pro está inserido no Project Amethyst, uma colaboração técnica iniciada em 2023 entre a Sony e a AMD.

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Cerny declarou que essa colaboração resultou na criação de uma equipe de QA focada exclusivamente no desempenho de upscaling no PS5 Pro, aplicando as metodologias de validação da AMD.

Além de preparar o novo algoritmo para o console, o projeto também terá impacto direto nas futuras arquiteturas gráficas da AMD.

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As otimizações implementadas no contexto do PS5 Pro são aplicáveis nas GPUs RDNA 5 e UDNA, o que deve trazer vantagens tanto para usuários de PC quanto para desenvolvedores multiplataforma.

Adoção será simples para desenvolvedores.

A Sony classificou o FSR 4 como uma substituição direta do PSSR, indicando que os estúdios não necessitam reformular seus motores gráficos para utilizá-lo.

A empresa afirma que os jogos de 2026 já deverão incorporar o novo algoritmo como padrão de upscaling, processando as mesmas entradas e gerando saídas visuais semelhantes às que o sistema PSSR previa.

Essa metodologia simplifica a mudança, possibilitando que instituições de pequeno e grande porte aproveitem as vantagens sem custos adicionais com ferramentas de integração.

Análises técnicas e seu impacto na indústria.

Testes da Digital Foundry indicam que o FSR 4 apresenta avanços substanciais em relação ao FSR 3.1, com melhorias na estabilidade, reconstrução de imagem e compatibilidade com diversas resoluções.

Em relação ao DLSS 3.7 da NVIDIA, o FSR 4 apresentou competitividade em diversos cenários, ainda que o DLSS 4, com seu modelo transformer mais avançado, continue com vantagem na reconstrução de detalhes em alta velocidade.

A decisão da AMD e da Sony de não tornar o algoritmo proprietário também pode impactar o ecossistema como um todo.

Steam introduz novo monitor de desempenho que apresenta dados detalhados de CPU, GPU, RAM e taxa de quadros gerada.

O FSR 4 estará disponível para parceiros de hardware e desenvolvedores de terceiros, expandindo seu uso em jogos multiplataforma e podendo se tornar um padrão alternativo ao DLSS para títulos que precisam rodar em diferentes arquiteturas gráficas.

A atualização do FSR 4 será disponibilizada como atualização de firmware para todos os proprietários do PS5 Pro em algum momento de 2026, com compatibilidade nos jogos principais lançados a partir desse ano.

Fontes: TomsGuide.

65 jogos já são compatíveis com FSR: veja lista completa divulgada pela AMD.

Fonte por: Adrenaline

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