Plenário do Supremo Tribunal Federal decide transferir para quarta-feira o depoimento do ex-comandante da Aeronáutica

Carlos de Almeida Baptista Júnior, que liderou a Força Aérea Brasileira durante o governo Bolsonaro, solicitou a remarcação da audiência.

19/05/2025 19:28

1 min de leitura

Plenário do Supremo Tribunal Federal decide transferir para quarta-feira o depoimento do ex-comandante da Aeronáutica
(Imagem de reprodução da internet).

O depoimento do ex-comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista Júnior foi adiado para quarta-feira (21), às 11h30. Ele é testemunha na ação penal que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

A audiência com o tenente-brigadeiro foi adiada por solicitação de Baptista Jr., que justificou sua ausência com uma viagem internacional no exterior. A confirmação do adiamento ocorreu em decisão do ministro Alexandre de Moraes, responsável pela ação no tribunal.

O procurador da República, Baptista Jr., foi indicado como testemunha pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Além disso, as defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do ex-comandante da Marinha Almir Garnier e do ex-comandante do Exército Paulo Sérgio Nogueira também o propuseram.

Leia também:

O ex-chefe da Aeronáutica compareceu à investigação da Polícia Federal e declarou ter testemunhado reuniões com conteúdo de esquema golpista. O tenente-brigadeiro relatou ter participado de encontros em que foram analisados os detalhes da denominada “minuta do golpe”.

Conforme declarado pelo ex-comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, e por Baptista Jr., houve uma oposição à proposta de ruptura democrática. Após a rejeição ao apoio à iniciativa, o militar afirmou ter sofrido críticas e ataques nas redes sociais, provenientes de seguidores de Bolsonaro.

O Supremo Tribunal Federal iniciou nesta segunda-feira (19) asaudiências com as primeiras testemunhas do caso relacionadas ao denominado “núcleo crucial” do plano de golpe. As primeiras oitivas são de nomes listados pela acusação, o Ministério Público Federal.

As audiências serão conduzidas por videoconferência, com a presença das defesas dos acusados e representantes da Procuradoria-Geral da República. Hoje, serão ouvidos:

Fonte: CNN Brasil

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)