Pneus com cores: o que significam e como interpretar os códigos

Compreenda seus significados e o que o consumidor final deve observar ao selecionar um pneu.

23/06/2025 5h05

2 min de leitura

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(Imagem de reprodução da internet).

É possível que você já se tenha perguntado qual o propósito das faixas coloridas observadas na banda de rodagem de pneus recém-fabricados. Essas faixas não são elementos estéticos nem sinais que o consumidor deve interpretar. Trata-se, na realidade, do método de identificação interna empregado pelas indústrias durante a fabricação e o armazenamento dos pneus.

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As linhas coloridas são utilizadas para identificar o modelo, o tamanho e outras características específicas do pneu na fábrica, sendo muito importantes na organização e praticidade dentro da logística industrial. Ressalta-se que essas linhas coloridas não têm relação com a qualidade dos pneus.

Compreender o que representam as tonalidades não é tão relevante para o consumidor de pneus, porém outras informações são importantes.

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A imagem acima mostra que os números 205/55 indicam a largura e o índice de relacionamento de um pneu. O primeiro número, 205, representa a largura do pneu, medida em milímetros e que define a distância entre os flancos internos e externos do mesmo. No caso da imagem, 205 significa que o pneu tem nominalmente 205 mm de largura.

O segundo número representa a relação entre a altura do flanco e a largura do pneu. É indicado em porcentagem. No exemplo apresentado, 55 indica que a altura do flanco, entre a parte superior da banda de rodagem e o aro, corresponde a 55% da largura do pneu.

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A designação seguinte, no número (R17, por exemplo), representa o tipo de fabricação do pneu e o diâmetro da roda. A letra R significa que a construção interna do pneu é radial. O número que se segue é expresso em polegadas e indica o diâmetro da roda (aro) na qual o pneu é feito para se encaixar.

O DOT de um pneu fornece informações sobre sua origem de fabricação. Ele possui três elementos principais:

Indicado por “INSIDE” e “OUTSIDE”, este marcador está presente em pneus assimétricos, que possuem um lado específico para ser instalado no eixo do veículo.

Este indicador “ROTATION” está presente em pneus de sentido único, que possuem a direção correta de rodagem.

A fabricante de pneus Delinte ressalta: “Cada veículo deixa a fábrica equipado com pneus que suportam um peso máximo por eixo, e é fundamental respeitar essa especificação para assegurar a durabilidade dos pneus e a segurança do automóvel”. O índice de carga, mostrado numericamente na lateral do pneu, indica a quantidade de quilogramas que ele pode suportar com segurança.

O índice de velocidade define a velocidade máxima que os pneus podem alcançar com segurança. Consulte a tabela abaixo.

Quais são as consequências de alterar o tipo de pneu de um veículo? É aceitável?

Fonte por: CNN Brasil

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