Suspeita de contaminação em bebidas alcoólicas aponta para problema na limpeza de vasilhames e risco à saúde.
Uma das principais linhas de investigação da Polícia Civil de São Paulo é a suspeita de que a contaminação por metanol em bebidas alcoólicas ocorreu durante a limpeza dos vasilhames com a substância. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), equipes realizam operações diárias em diversos locais para fiscalizar a venda de bebidas e rastrear a origem dos produtos falsificados.
“As equipes verificam bares, adegas e distribuidoras em diferentes municípios, analisam a documentação e recolhem bebidas suspeitas para análise”, informou a pasta. Adicionalmente, 2.5 mil garrafas foram apreendidas nesta semana e nove estabelecimentos foram fechados, incluindo duas distribuidoras.
A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (3) um homem apontado como um dos principais fornecedores de insumos utilizados na falsificação de bebidas destiladas, não apenas na capital paulista, mas também em outras regiões do Estado.
O indivíduo, cuja identidade não foi divulgada, é investigado por comercializar garrafas, tampas, rótulos, caixas para embalagem e até selos falsificados de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que eram colados nas garrafas para simular originalidade.
Segundo a Polícia Civil, pelo menos dois imóveis seriam utilizados para armazenar o material a ser empregado nas adulterações. Os locais também serviriam para distribuir os produtos aos revendedores. Até o momento, não há informações específicas sobre a utilização de metanol no esquema.
Até o momento, o Brasil registrou 113 casos notificados de suspeita de intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica, sendo 11 confirmados. A substância pode levar à cegueira e até à morte. Há casos em investigação em São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal, Paraná e Bahia. Um deles é o rapper Hungria, que está internado em Brasília.
Nesta sexta-feira, indústrias de três Estados foram alvo de fiscalização da Polícia Federal por suspeita de venda de bebida adulterada. A ação ocorreu em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!