Polícia do RJ apreende 90 aves selvagens destinadas à venda em mercado popular
Polícia Ambiental efetivou a prisão de dois indivíduos que transportavam animais no compartimento traseiro de um veículo; os suspeitos foram formalmente…

A Polícia Ambiental resgatou 90 aves silvestres e deteve dois indivíduos transportando-as em um veículo, na Serra de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A operação contou com apoio das polícias militar, federal e rodoviária federal. As investigações revelaram que os suspeitos, que estavam sendo procurados, transportavam as aves da espécie trinca-ferro, com destino a Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde seriam vendidas em uma feira livre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As aves foram encontradas em caixas de papelão de pequeno porte, evidenciando maus-tratos. As aves silvestres apreendidas serão encaminhadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Rio de Janeiro. Os nomes dos responsáveis não foram divulgados.
Flagrante.
Os indivíduos foram presos em flagrante pelos delitos de receptação qualificada, associação criminosa e maus-tratos a animais. As investigações seguem para identificar e punir outros participantes do esquema ilegal. A pena para quem comercializa animais selvagens compreende de seis meses a um ano de reclusão e multa.
LEIA TAMBÉM:
● Aeroporto de Congonhas finaliza expansão da área de desembarque
● A Justiça do RJ absolveu três policiais militares no caso de Kathlen Romeu
● Profissionais da educação manifestam-se em Brasília em defesa da valorização da carreira e contra a reversão de avanços
Apresenta-se uma estimativa de que aproximadamente 38 milhões de animais silvestres são retirados do Brasil anualmente para o comércio ilegal, sendo esta a terceira maior atividade ilícita do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de armas e drogas.
Origem
O trinca-ferro é uma espécie nativa do Brasil. Seu nome popular se refere à força do seu bico, capaz de trincar frutos e sementes. O pássaro é apreciado por seu canto melodioso e alvo do tráfico de animais silvestres. Devido ao canto, o trinca-ferro é comercializado clandestinamente nas feiras livres montadas nos finais de semana nos municípios da Baixada Fluminense.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Jovem Pan