A Polícia Federal iniciou, na manhã desta terça-feira (6), a operação “No Show” (não comparecer) para combater uma organização criminosa que transportava drogas do Brasil para a França, Portugal e Espanha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Federal apurou que a organização criminosa atuava nos estados do Amazonas, São Paulo e Ceará.
A operação resultou na execução de 25 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão. Foi também solicitada à Interpol a emissão de alertas vermelhos para indivíduos procurados no exterior.
LEIA TAMBÉM!
● Beneficiários nascidos em setembro e outubro têm direito à quinta parcela do Bolsa Família, nesta sexta-feira (1º)
● Operadoras de companhias aéreas incrementam voos para atender à demanda da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Belém
● Datafolha aponta que mais de metade da população brasileira manifesta apoio ao uso de tornozeleira eletrônica, conforme declarações de Bolsonaro
A organização empregava transportadores humanos, denominados “mulas”, para transportar cocaína para o exterior, por meio de cápsulas no estômago, em cavidades corporais ou fixação ao corpo.
A Polícia Federal considera a prática como um alto risco à vida e à segurança de voos. Já ocorreram casos em que indivíduos sob efeito da droga tentaram abrir a porta de aeronaves em pleno voo, ameaçando a segurança dos passageiros.
Criminosos utilizavam a tática de evitar voos sob vigilância policial, o que motivou o nome da operação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os investigados responderão por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e crime contra a segurança aérea, com penas que podem exceder 20 anos de reclusão.
Fonte: CNN Brasil