Polícia Federal desmantela esquema de fraudes previdenciárias com Operação Capgras
Polícia Federal desmantela esquema de fraudes previdenciárias com Operação Capgras. Investigações apontam para falsificação de documentos e lavagem de dinheiro.
Operação Capgras Desmantela Esquema de Fraudes Previdenciárias
Na quinta-feira (30), a Polícia Federal iniciou a Operação Capgras, com o objetivo de investigar um grupo criminoso responsável por fraudes em pensões e benefícios de servidores falecidos da instituição. As investigações apontam para a prática de falsificação de documentos, estelionato contra o ente público federal, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A operação atual envolve o cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos. As buscas estão sendo realizadas nas cidades de Barra da Tijuca, Recreio, Piedade, Inhoaíba e Senador Camará, Nova Iguaçu/RJ, Nilópolis/RJ, Mangaratiba/RJ e Mogi das Cruzes/SP.
As apurações revelaram que os investigados movimentaram aproximadamente 22 milhões de reais entre janeiro de 2022 e dezembro de 2024. Durante a investigação, foram identificadas outras fraudes, incluindo golpes bancários e fraudes em benefícios previdenciários.
Leia também:
Megaoperação no Rio deixa dezenas de mortos: 4 policiais e possível alta de vítimas
Megaoperação no Rio deixa 119 mortos e apreensão de armas e drogas
Lula e Lewandowski alertam sobre risco de intervenções após debate sobre terrorismo e facções no Rio
Há indícios de que parte dos recursos obtidos ilegalmente foi direcionada a indivíduos ligados à cúpula de uma das maiores facções criminosas atuantes no estado do Rio de Janeiro. A investigação detalha um complexo esquema de vultosas movimentações financeiras, com o uso de empresas de fachada para ocultar a origem e o destino dos valores.
Os suspeitos se valeram de documentação fraudulenta para se passarem por familiares de ex-professores, enganando a instituição. Os investigados poderão responder pelos crimes de falsificação de documento público, estelionato, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)