Polícia pode remover estudantes que ocupam edifício da PUC-SP
O juiz deferiu o pedido de reintegração de posse apresentado pela Fundação São Paulo, mantenedora da universidade, em caráter de urgência.

O juiz Marcelo Augusto Oliveira permitiu o emprego da força policial para remover o acampamento de estudantes da PUC São Paulo, iniciado na segunda-feira, 19, em manifestação contra casos de racismo e questões estruturais na instituição. O magistrado deferiu o pedido de reintegração de posse apresentado pela Fundação São Paulo, responsável pela universidade.
A determinação judicial, datada de sexta-feira, 23, impõe uma multa diária de 100 mil reais caso os manifestantes não abandonem o local. A decisão do juiz da 41ª Vara Cível reconhece o direito constitucional à manifestação, mas argumenta que isso não autoriza a violação do direito de posse da universidade.
Ele mencionou a ocupação de maneira agressiva, com depredação do patrimônio e fechamento de vários acessos ao prédio. “Não há amparo legal para a ocupação das dependências da Universidade, muito menos para a restrição do direito de ir e de ir das professoras, alunos, funcionários, colocando ainda em risco saídas de emergência do prédio”, escreveu Oliveira.
Leia também:

São Paulo define calendário escolar 2024-2025: confira as datas

Enem dos Concursos: Mais de 760 mil realizam prova neste domingo

Evasão escolar é problema de Estado, afirma Lula na entrega do Prêmio MEC
O movimento estudantil é liderado pelo Coletivo Saravá, que denuncia a falta de resposta da PUC paulista a casos de discriminação relatados na instituição e a questões de infraestrutura. A ocupação ganhou impulso após parte do teto de um prédio desabar na segunda-feira, durante a assembleia que discutia a ocupação do prédio.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)