Populares realizam atos contra a alta das tarifas em todo o país nesta sexta-feira
Manifestações ocorrem nas capitais; tarifa adicional entra em vigor a partir de 6 de agosto.

Organizações de movimentos populares manifestam-se nesta sexta-feira (1º) em protesto contra a política tarifária implementada pelo governo de Donald Trump nos Estados Unidos. Os atos se concentram em espaços públicos e em frente a embaixadas americanas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 30 de abril, Trump assinou a ordem para iniciar a cobrança das tarifas, mantendo setores estratégicos isentos da taxa.
As sessões em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília se realizam nos consulados e na embaixada dos EUA. Já as de Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus e Recife ocorrem nas áreas centrais das cidades.
LEIA TAMBÉM:
● Conselho Nacional de Direitos Humanos acusa governo Trump na ONU
● Faltam especialistas qualificados para realizar exames criminológicos de progressão de pena, afirma conselheiro
● Policiais militares serão julgados no RJ em relação a denúncias de fraude no caso Kathlen Romeu
A ação “É o povo quem manda no Brasil!” se opõe à política do tarifário de Trump, através de uma aliança entre a União Nacional de Estudantes (UNE), as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo.
A taxa que entra em vigor em 6 de agosto eleva “salvo algumas exceções” o custo das exportações brasileiras para os EUA em 50%, atingindo setores do agronegócio e tecnologia, entre outros. A medida de Donald Trump – assumidamente orquestrada por Eduardo Bolsonaro – tem sido encarada como uma tentativa de interferir no sistema Judiciário brasileiro para livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro de responsabilidades no plano de golpe frustrado após perder as eleições de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Especialistas indicam que as altas taxas representam punições políticas e buscam benefícios como acesso a terras raras – cruciais para a indústria de tecnologia – o sistema financeiro (em detrimento do Pix) e a falta de regulamentação das grandes empresas de tecnologia.
Abaixo estão os atos confirmados pelo Brasil na sexta-feira, 1º de agosto:
SP São Paulo – 10h no Consulado dos EUA em São Paulo
BA Salvador – 15h no Campo Grande
RJ Rio de Janeiro – 18h no Consulado dos EUA
DF Brasília – 09h em frente a Embaixada dos EUA
RS Porto Alegre – 18h na Esquina Democrática
MG Belo Horizonte – 17h na Praça Sete
AM Manaus – 16h Praça da Polícia/Palacete provincial c/ caminhada até a praça do BK
PE Recife – 15h30 – Praça do Derby
Fonte por: Brasil de Fato