Por precaução, a França planeja alterar a abertura das Olimpíadas de 2024
21/12/2023 às 0h25

A França está disposta a mudar a cerimônia de abertura da Olimpíada de 2024 do Rio Sena para outro local, se a segurança exigir, de acordo com o presidente Emmanuel Macron, divulgado nesta quarta-feira (20).
“Como somos profissionais, obviamente há um plano B, um plano C, etc”, disse Macron à emissora de TV France 5, ao ser questionado se a situação de segurança atualmente sob alerta maior na Europa em razão das tensões no Oriente Médio poderia frustrar os planos de realização da cerimônia como planejado.
Macron disse que era contra previsões “apocalípticas” e mudanças de planos precipitadas, mas acrescentou que um plano B pode ser acionado se “o nível de insegurança nos obrigar a revisitar o esquema inicial”. Ele não deu mais detalhes.
Autoridades europeias de segurança alertaram para um risco cada vez maior de ataques de militantes islâmicos, em meio à guerra entre Israel e Hamas, com a maior ameaça sendo provavelmente de “lobos solitários” que são difíceis de rastrear.
LEIA TAMBÉM:
● Campeão Olíмпиada pausa sua carreira por se preocupar com a Saúde Mental
● Video: Robots and humans compete in a half-marathon. Know who won Título reescrito em PTBR (sem alterações): vídeo – roborros vs seres humanos na metade de uma corrida maratona, descubra quem venceu
● Boxeador faleceu um dia da semana posterior a sua derrota por knockout numa competição amateur
Em outubro, a França reforçou sua segurança devido a um trágico incidente em que um professor foi assassinado com uma faca em uma escola no norte do país.
Neste mês, o ministro do Esporte do país decidiu não fazer mudanças nos planos, mesmo após um incidente no qual um homem armado com uma arma e um martelo provocou a morte de um turista alemão e feriu duas pessoas perto da Torre Eiffel. O ministro afirmou que “isso não é algo em que estamos focados”.
Na França, espera-se a visita de cerca de 600.000 pessoas. Dessas, 160 partirão da Pont d’Austerlitz no dia 26 de julho para uma caminhada de seis quilômetros até a Pont d’Iena, que é uma ponte em Paris.