O governo de Portugal assegurou que todas as operações essenciais estão garantidas à população durante o apagão geral que afeta grande parte do país. A interrupção generalizada do fornecimento de energia elétrica atingiu Portugal e Espanha por volta das 11h desta segunda-feira (28/4), no horário local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo português solicitou aos cidadãos impactados pelo apagão que mantenham a calma e administrem os recursos de forma responsável, evitando gastos supérfluos.
Confira o comunicado oficial:
LEIA TAMBÉM!
O que se sabe até agora
O Sistema de Segurança Interna assegura a proteção das operações essenciais, incentivando a população a manter a tranquilidade, administrar os recursos de forma responsável e evitar desperdícios.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, conversou com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e assegurou que a União Europeia oferecerá suporte ao país no processo de recuperação da rede elétrica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Investigação
As autoridades prosseguem com os esforços para restabelecer o abastecimento de energia e apurar os motivos do ocorrido. Espera-se que a retomada do fornecimento ocorra nas próximas horas. As autoridades espanholas e portuguesas estão investigando as causas do apagão.
Dados iniciais indicam que uma falha na rede elétrica espanhola, provavelmente associada a fenômenos atmosféricos incomuns, como flutuações de temperatura severas, pode ter causado o incidente. Os governos dos países impactados buscam determinar as origens do apagão.
Fonte: Metrópoles