Portugal promulga pacote anti-imigração: mudanças para brasileiros na ‘Lei dos Estrangeiros’
A ‘Lei dos Estrangeiros’ estabelece normas sobre entrada, permanência e direitos de não europeus em Portugal; para residência, é necessário comprovar vínculos r…

Presidência de Portugal Promulga Nova Versão da Lei dos Estrangeiros
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou na quinta-feira (16) a segunda versão do pacote anti-imigração, que modifica a “Lei dos Estrangeiros” e impacta brasileiros que desejam residir no país. Ele afirmou que o projeto, “revisto e aprovado por 70% dos deputados, aborda as principais dúvidas de inconstitucionalidade levantadas pelo presidente da República e confirmadas pelo Tribunal Constitucional”. As mudanças entrarão em vigor assim que forem publicadas no Diário da República.
A “Lei dos Estrangeiros” é um conjunto de normas que regula a entrada, permanência, saída e direitos dos cidadãos não europeus em Portugal. Ela define os tipos de vistos, autorizações de residência, requisitos para regularização e critérios para a concessão de cidadania.
Alterações e Impactos da Nova Lei
A primeira versão do pacote anti-imigração foi aprovada pela Assembleia da República em julho, mas foi devolvida por Sousa ao Parlamento após o Tribunal Constitucional considerar cinco trechos inconstitucionais. Um dos pontos considerados ilegais foi a possibilidade de separar casais de estrangeiros se um cônjuge estiver legal e o outro ilegal no país, o que foi considerado incompatível com a proteção da família.
Leia também:

Família de soldado israelense Tamir Nimrodi sepulta corpo devolvido pelo Hamas após dois anos

IA produz música em homenagem a Charlie Kirk com voz de Adele e gera polêmica sobre direitos autorais

Justiça dos EUA determina que Trump interrompa demissões em massa de trabalhadores federais
No final de setembro, a Assembleia da República aprovou uma nova versão com medidas mais brandas, mas que ainda assim afetarão a vida de estrangeiros. Com a nova lei, os procedimentos para obter vistos de residência, trabalho ou estudo se tornarão mais rigorosos.
Requisitos para Residência e Cidadania
Para solicitar residência, será necessário comprovar vínculos reais com o país, como ter um contrato de trabalho, estar matriculado em uma instituição de ensino ou ter laços familiares. O tempo mínimo para solicitar cidadania será variável e incluirá exigências de integração cultural e domínio da língua portuguesa.
Um relatório da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) revelou que 368.449 brasileiros residiam em Portugal em 2023. Esse grupo representa 45% do total de novas autorizações de residência emitidas no país e é a maior comunidade estrangeira residente.
Considerando que esses dados não incluem brasileiros com processos pendentes e cidadãos com dupla nacionalidade, a comunidade brasileira em Portugal é estimada em cerca de 700 mil pessoas, segundo o Ministério das Relações Exteriores.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)