Powell afirma que não irá ser destituído antes do término de seu cargo no Federal Reserve

Trump afirmou, em entrevista à TV americana, que “muitas pessoas” aguardam seu retorno à Presidência dos Estados Unidos.

04/05/2025 14h38

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Apesar de ter considerado a demissão de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não o removerá do cargo antes do término do seu mandato, que ocorre em maio de 2026, à frente do Banco Central americano.

Questionado sobre uma possível demissão de Powell em entrevista ao programa Meet the Press, da NBC News, Trump respondeu: “Não, não, não. Por que eu faria isso? Eu terei a oportunidade de substituir essa pessoa em um curto período de tempo”. A entrevista foi gravada na sexta-feira (2/5), na Flórida, e foi ao ar na TV americana neste domingo (4/5).

Trump, contudo, persistiu no pedido de diminuição das taxas de juros, ainda qualificando o presidente do Fed como “totalmente rígido”.

Ele deveria baixá-las [as taxas]. E, em algum momento, ele fará. Ele prefere não reduzir porque não é meu fã. Sabe, ele simplesmente não gosta de mim.

LEIA TAMBÉM:

Na sua última reunião, em março, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Fed decidiu manter a taxa básica de juros entre 4,25% e 4,5% ao ano.

Como é a indicação ao Fundo.

As primeiras declarações de Trump sobre a demissão de Powell geraram impacto negativo nos mercados globais, provocando quedas na Bolsa de Nova York. No final de abril, o presidente suavizou sua fala, impulsionando os índices das bolsas americanas.

Outros tópicos da entrevista

Trump minimizou as preocupações com os problemas econômicos, afirmando que a situação ficaria “ok” a longo prazo, mesmo que a economia americana enfrentasse uma recessão no curto prazo. A queda no PIB reacendeu o temor de recessão nos EUA.

O presidente respondeu que sim, tudo está bem a longo prazo. Considera que se trata de um período de transição e que o resultado será positivo.

Trump afirmou que “muitas pessoas” o incentivam a buscar um terceiro mandato, apesar da proibição constitucional americana.

“Vou dizer o seguinte. Muitas pessoas querem que eu o faça. Nunca recebi pedidos tão fortes quanto este. Mas é algo que, até onde sei, você não tem permissão para fazer. Não sei se é constitucional que eles não permitam que você faça isso ou qualquer outra coisa.”

Considerou: “Não é algo que eu esteja buscando fazer. Quero ter quatro anos excelentes e entregar isso a alguém, idealmente um grande republicano, um grande republicano para levar isso adiante. Mas acho que teremos quatro anos, e acho que quatro anos é tempo suficiente para fazer algo realmente espetacular.”

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.