Escolha do Novo Presidente do Fed se Aproxima, Revela Secretário do Tesouro
Após um período de intensa especulação e disputas políticas, a decisão sobre quem suceder Jerome Powell como presidente do Federal Reserve (Fed) está cada vez mais próxima, segundo o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. A informação foi divulgada nesta terça-feira, conforme reportado pela CNBC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Processo de Seleção e Candidatos
O presidente Donald Trump reduziu a lista de candidatos a quatro nomes para assumir o cargo. A expectativa é que a decisão seja tomada em breve, conforme declarado por Bessent durante uma entrevista ao programa Squawk Box no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça.
O processo de seleção começou em setembro e inicialmente envolveu 11 candidatos considerados fortes.
LEIA TAMBÉM!
Candidatos em Consideração
Os quatro finalistas que estão sendo avaliados por Trump incluem o diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett; o ex-governador do Fed, Kevin Warsh; os atuais governadores Christopher Waller e Michelle Bowman; e o estrategista-chefe de renda fixa da BlackRock, Rick Rieder.
Apesar de Hassett e Warsh terem sido apontados como favoritos pelos mercados de previsão, funcionários da Casa Branca indicaram que Rick Rieder também teve reuniões com o presidente e recebeu atenção.
Reações e Comentários
Recentemente, Kevin Warsh ganhou destaque como o principal candidato para substituir Powell, com Rick Rieder e Christopher Waller em seguida, após declarações de Trump. Scott Bessent liderou o processo de seleção, mas não expressou preferência pessoal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele enfatizou a importância da independência da política monetária do Fed, mencionando que alguns dos problemas relacionados a essa independência estão sendo causados por outros fatores. Ele também comparou a situação ao cenário de uma empresa de Wall Street, onde um CEO seria demitido em caso de violações éticas.
Considerações sobre o Fed
Scott Bessent ressaltou que a independência do Fed não implica falta de responsabilidade, e que o banco central tem uma obrigação especial com o povo americano, devido à influência de suas decisões na vida das pessoas. Nos últimos anos, várias figuras do Fed, incluindo Adriana Kugler, se aposentaram ou renunciaram devido a questões éticas relacionadas a investimentos.
