Preço de aves e ovos registra queda com o primeiro caso de gripe aviária
Diversos países implementaram restrições a produtos brasileiros, o que gerou previsões de que os preços no mercado interno diminuiriam.

Os preços de aves e ovos apresentaram queda de 0,17% em território nacional em maio, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo do mês. A informação foi divulgada na terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A redução dos preços ocorre após a identificação do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no município de Montenegro (RS). Confirmado no último dia 16, este foi o primeiro foco de IAAP detectado em sistemas de avicultura comercial no Brasil.
Em maio, o Índice do grupo Alimentos e bebidas desacelerou de 0,82% (registrado em abril) para 0,17%. O IBGE destacou que um dos fatores que influenciaram essa variação foi a queda de 3,98% no preço do ovo de galinha.
Leia também:

O Brasil não aceita ser apenas exportador de minério e almeja desenvolver a produção nacional

Pedidos de bens de capital dos EUA registraram queda inesperada em junho

Firjan afirma que o RJ pode perder US$ 830 milhões caso a tarifaço proposto por Trump seja aprovado
A proibição de uma série de países ao frango brasileiro, após a confirmação do foco de IAAP, gerou previsões de que os preços cairiam no mercado interno. O Citi foi um dos que projetaram que isso traria alívio para o consumidor brasileiro.
A projeção indicava que, com a redução das exportações de frango do Brasil, a oferta no mercado interno cresceria e os preços diminuiriam. Em Porto Alegre, capital do estado onde o incidente foi identificado, houve uma queda de 0,56% no índice de aves e ovos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)