Preço do ovo deve aumentar ou diminuir? Rita Mundim explica
A redução nos preços pode indicar uma diminuição da inflação no setor de alimentos, auxiliando nos esforços para conter o aumento da inflação.

A interrupção das importações por China, União Europeia e Argentina terá impactos no mercado externo e na demanda interna. A economista Rita Mundim, da CNN Brasil, avaliou que os preços do ovo e da carne de frango podem diminuir no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Para o mercado interno, teremos uma oferta maior tanto de carne quanto de ovos, devido aos produtos que deixamos de enviar aos países”, afirma Mundim em entrevista ao programa CNN Arena da CNN Brasil.
A redução pode indicar uma diminuição da inflação do grupo de alimentos e auxiliar os esforços do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) no controle da inflação atual de 5,53%, conforme dados de abril do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
LEIA TAMBÉM:
● EUA e Emirados Árabes anunciam parceria para desenvolvimento de centro de dados de inteligência artificial
● Argentina suspende importações de produtos e subprodutos de aves do Brasil
● O Itaú prevê que a taxa Selic permaneça em 14,75% até o final do ano
Mundim ressalta que o Brasil responde por aproximadamente 33% da produção mundial de frango. Adicionalmente, a China importa 10% da produção avícola brasileira, gerando uma receita mensal de US$ 100 milhões, conforme dados de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A avaliação de Mundim apontou que o Ministério da Agricultura agiu de forma bastante “proativa” na clareza da situação. Da mesma forma, a pasta ressalta que detém acordos comerciais de exportação de frango em que o ponto de regionalização é considerado.
Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas, por exemplo, já autorizaram a zoneamento da influeza aviária de alta patogenicidade. Nesses acordos, a exportação é limitada a uma área de 10 quilómetros do epicentro da gripe aviária.
Há uma questão estrutural na economia global, afirma professor.
Fonte: CNN Brasil