Preços para produtores nos Estados Unidos diminuem de forma surpreendente em abril

O índice de preços ao produtor registrou queda de 0,5% no mês anterior, após período de estabilidade em março, com valor revisado para cima.

15/05/2025 14h59

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Os preços ao produtor nos Estados Unidos registraram queda inesperada em abril, com o custo dos serviços apresentando a maior redução desde 2009, devido à baixa demanda por viagens aéreas e hospedagem em hotéis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice de preços ao produtor para a demanda final recuou 0,5% no mês passado, após apresentar estabilidade em março em dado revisado para cima, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (15).

Economistas projetaram um aumento de 0,2% no índice, após uma queda de 0,4% registrada em março. Nos doze meses até abril, os preços ao produtor subiram 2,4%, de 3,4% em março.

LEIA TAMBÉM:

As políticas comerciais protecionistas do presidente dos EUA, Donald Trump, a repressão à imigração e as referências ao Canadá como o 51º Estado, juntamente com o desejo de adquirir a Groenlândia, resultaram em uma queda acentuada nas viagens turísticas, afetando as vendas de passagens aéreas e as reservas de hotéis.

Os preços dos serviços no atacado diminuíram 0,7%, a maior redução desde que o governo iniciou o monitoramento dessa série em dezembro de 2009, após um aumento de 0,4% em março.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A redução de 1,6% nos serviços comerciais, que acompanham as variações nas margens recebidas por atacadistas e varejistas, foi a principal causa de mais de dois terços da queda nos custos desses serviços.

Os preços de quartos de hotéis diminuíram 3,1%, após uma queda de 0,5% em março. As taxas de administração de portfólios registraram uma redução de 6,9%, enquanto as tarifas aéreas apresentaram uma queda de 1,5%.

As taxas de administração de portfólio, as acomodações em hotéis e as tarifas aéreas são entre os componentes que entram no cálculo do núcleo do índice de preços PCE, uma das medidas de inflação monitoradas pelo Federal Reserve para sua meta de 2%.

Os mercados financeiros aguardam que o banco central dos EUA retome os cortes nas taxas de juros em setembro, ainda que alguns economistas considerem que o Fed pode adiar essa decisão até dezembro.

iFood anuncia aumento no valor mínimo das entregas a partir de junho.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.