Prefeito detido ao manifestar-se contra centro de detenção de imigrantes próximo a Nova York
Ras Baraka se opõe à instalação do centro em Nova Jersey, um estado operário na periferia de Nova York.

O prefeito democrata de uma cidade importante próxima de Nova York foi preso por invadir um megacentro de detenção de imigrantes, informou a procuradora de Nova Jersey, próxima ao dirigente republicano, nesta sexta-feira, 9.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O prefeito de Newark, Ras Baraka, foi detido e colocado sob custódia, informou a procuradora Alina Habba, ex-advogada pessoal de Trump, na rede social X.
A procuradora afirmou que Baraka ignorou repetidas advertências dos serviços do Departamento de Segurança Doméstica (DHS) para deixar o centro de detenção da Agência Federal de Controle de Imigração (ICE), conhecida como ICE, em Newark, Nova Jersey, na tarde de sexta-feira.
Leia também:

A trégua russa na Ucrânia chegou ao fim

Sonda espacial soviética afunda no Oceano Índico após 53 anos em órbita

Lula desembarca em Pequim para participar do fórum China-Celac
Ele escolheu deliberadamente desrespeitar a lei. Isso não será admitido neste estado, enfatizou Habba.
A mídia americana divulgou imagens do prefeito caminhando calmamente, algemado com as mãos para trás, acompanhado por agentes policiais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O congresista Baraka critica a política migratória de Trump e se opõe à instalação do centro em Nova Jersey, um estado industrial próximo a Nova York com significativas comunidades latinas e afro-americanas.
A semana passada, o prefeito visitou diversas vezes as instalações do presídio de Delaney Hall. Em fevereiro, a ICE firmou um contrato de concessão de 1 bilhão de dólares (5,65 bilhões de reais) por 15 anos com uma empresa para convertê-lo em um centro de detenção de imigrantes com 1.000 vagas.
O local selecionado está próximo ao aeroporto de Newark para facilitar as saídas.
Fonte: Carta Capital