O prefeito democrata de uma cidade importante próxima de Nova York foi preso por invadir um megacentro de detenção de imigrantes, informou a procuradora de Nova Jersey, próxima ao dirigente republicano, nesta sexta-feira, 9.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O prefeito de Newark, Ras Baraka, foi detido e colocado sob custódia, informou a procuradora Alina Habba, ex-advogada pessoal de Trump, na rede social X.
A procuradora afirmou que Baraka ignorou repetidas advertências dos serviços do Departamento de Segurança Doméstica (DHS) para deixar o centro de detenção da Agência Federal de Controle de Imigração (ICE), conhecida como ICE, em Newark, Nova Jersey, na tarde de sexta-feira.
LEIA TAMBÉM!
Estados Unidos e China concordam em suspender temporariamente as tarifas comerciais e estabelecer uma pausa na disputa, com a medida válida por 90 dias
Partido Colorado vence as eleições regionais em Montevidéu
Ataque militar ao regime militar do Mianmar ceifa 22 vítimas em um estabelecimento de ensino, relatam relatos de testemunhas
Ele escolheu deliberadamente desrespeitar a lei. Isso não será admitido neste estado, enfatizou Habba.
A mídia americana divulgou imagens do prefeito caminhando calmamente, algemado com as mãos para trás, acompanhado por agentes policiais.
O congresista Baraka critica a política migratória de Trump e se opõe à instalação do centro em Nova Jersey, um estado industrial próximo a Nova York com significativas comunidades latinas e afro-americanas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A semana passada, o prefeito visitou diversas vezes as instalações do presídio de Delaney Hall. Em fevereiro, a ICE firmou um contrato de concessão de 1 bilhão de dólares (5,65 bilhões de reais) por 15 anos com uma empresa para convertê-lo em um centro de detenção de imigrantes com 1.000 vagas.
O local selecionado está próximo ao aeroporto de Newark para facilitar as saídas.
Fonte: Carta Capital