Prefeitos de diversas cidades brasileiras atravessaram a fronteira com a Jordânia, em visita ao país

Prefeitos de cidades brasileiras atravessaram a fronteira com a Jordânia, em Israel.

16/06/2025 13h37

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Duas delegações de prefeitos, governadores e outros convidados que se encontravam em Israel atravessaram a fronteira com a Jordânia pela manhã desta segunda-feira (16.jun.2025). O país está enfrentando um aumento nas tensões com o Irã desde o ataque ocorrido na noite de 12 de junho (horário de Brasília, madrugada do dia 13 no horário local).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os gestores realizaram uma visita ao país judeu para conhecer tecnologias de defesa e segurança pública, por convite do Ministério das Relações Exteriores de Israel.

Formulário de cadastro

LEIA TAMBÉM:

A Secretaria de Relações Institucionais declarou que os políticos e acompanhantes chegaram ao país vizinho em segurança.

Os prefeitos e outras autoridades municipais brasileiras que se encontravam em Israel já se encontram em território da Jordânia, em segurança, a caminho da capital, Amã, onde embarcarão de retorno ao Brasil. A ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, manteve contato por telefone desde o último sábado com o coordenador da delegação brasileira, Álvaro Damião, de Belo Horizonte. Nesses contatos, foram transmitidas todas as tratativas do governo brasileiro, por meio do Itamaraty, com as autoridades de Israel e da Jordânia para assegurar o retorno seguro da delegação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adicionalmente, a CNM (Confederação Nacional de Municípios) divulgou um relatório acerca da situação dos prefeitos.

Devido a questões de segurança, informações sobre o horário e o trajeto da comitiva não haviam sido divulgados anteriormente. Segundo informações repassadas por Aguiar neste momento (9h56 – horário de Brasília), a comitiva ultrapassou por ônibus a fronteira e está no país em deslocamento a outro ponto onde pegarão um avião para retorno ao Brasil, afirmaram.

De acordo com a Comissão, esta é a lista de gestores que compõem a primeira comitiva a sair de Israel:

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), uma das integrantes da comitiva, declarou que o próximo passo é prosseguir para a Arábia Saudita, onde o espaço aéreo está aberto. “Continuamos com muita segurança, tranquilidade e sempre renovando a nossa fé em Deus”, afirmou.

A prefeitura da capital paraibana declarou que o prefeito Cícero Lucena já se comunicou com sua equipe em João Pessoa e manifestou sua emoção e gratidão pelas orações, mensagens e gestos de solidariedade recebidos durante esses dias difíceis, provenientes de autoridades, familiares, amigos e cidadãos comuns. Segue a íntegra (PDF – 787 kB).

A Embaixada de Israel no Brasil já havia publicado um comunicado assegurando que todas as medidas para garantir o traslado seguro dos políticos para o Brasil estavam sendo implementadas.

A segurança de todos permanece nossa principal prioridade. O Ministério está auxiliando os integrantes das delegações na busca pelas opções mais seguras para deixar Israel e retornar ao Brasil, em coordenação com a Embaixada do Brasil em Israel.

És a íntegra:

Uma publicação compartilhada por Israel no Brasil (@israelinbrazil)

Consulte a seguinte lista de autoridades brasileiras em Israel:

Prefeitos e vice-prefeitos:

Governo do Distrito Federal:

A primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, partiu de Israel antes da intensificação do conflito.

Governo de Goiás:

Governo de Mato Grosso do Sul:

O governo de Rondônia.

Consórcio Brasil Central

Secretários municipais e representantes locais:

Segue a íntegra da nota da CNM.

O presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski, comemora a chegada segura da comitiva de gestores municipais em Jordânia nesta segunda-feira, 16 de junho. A atualização foi transmitida pelo tesoureiro da entidade, Nélio Aguiar, que faz parte da comitiva ao lado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários de diversos Municípios.

Devido a questões de segurança, informações sobre o horário e o trajeto da comitiva não haviam sido divulgados anteriormente. Segundo informações repassadas por Aguiar neste momento (9h56 – horário de Brasília), a comitiva ultrapassou por ônibus a fronteira e está no país em deslocamento a outro ponto onde pegarão um avião para retorno ao Brasil.

A CNM articulou com o Governo Federal e a Embaixada da Jordânia, buscando apoio das autoridades locais para a possível saída dos gestores brasileiros por aquele país. A entidade mantém contato permanente com eles, por meio de seu tesoureiro, e continua prestando todo o suporte necessário.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.