Presidente da Cruz Vermelha chama Guerra de Gaza de “falha moral” do mundo
19/12/2023 às 23h45
A presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) lamentou nesta terça-feira (19) o conflito em Gaza como um “fracasso moral” da comunidade internacional e pediu a Israel e ao Hamas que cheguem a um novo acordo para interromper os combates.
“Eu tenho falado de fracasso moral porque cada dia que passa é um dia a mais em que a comunidade internacional não provou ser capaz de acabar com níveis tão altos de sofrimento e isso terá um impacto sobre gerações não apenas em Gaza”, disse a presidente do CICV, Mirjana Spoljaric, a jornalistas em Genebra, após viagens para Faixa de Gaza e Israel.
“Não há nada sem um acordo entre os dois lados, por isso pedimos que continuem negociando”, afirmou ela, referindo-se à libertação de reféns israelenses levados para Gaza por homens armados do Hamas durante o ataque letal no sul de Israel em 7 de outubro.
As libertações são tarefas muito difíceis e delicadas
No final de novembro, o Catar e o Egito intermediaram uma trégua que durou uma semana e levou à libertação de 110 reféns em Gaza. Em troca, 240 mulheres e adolescentes palestinos foram libertados das prisões israelenses.
Em 1º de dezembro, os combates foram retomados e alguns dos reféns restantes foram declarados mortos pelas autoridades israelenses.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
Embora o CICV tenha facilitado a libertação dos reféns durante a trégua, o grupo foi criticado por alguns israelenses por não ter feito mais para que os reféns fossem libertados. Alguns usuários das mídias sociais equipararam o CICV a um serviço de táxi para levar os reféns para fora de Gaza.
Spoljaric disse para ir até lá, pegar os reféns e levá-los para fora. Ele afirmou que qualquer comparação com um serviço de táxi ou Uber era inaceitável e ultrajante.
Nossos colegas correram perigo e arriscaram sua segurança durante essas operações. Os reféns também estão em situação de risco durante esses momentos.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, indicou na semana passada que estão ocorrendo novas negociações para resgatar os reféns mantidos pelo Hamas. Isso vem após relatos de que o chefe da inteligência de Israel se encontrou com o primeiro-ministro do Catar.
Spoljaric disse que o CICV está disponível para ajudar novamente assim que as partes entrarem em acordo.
“Estamos em contato com todas as partes para estarmos preparados para colocar em prática o acordo que eles chegarem”.