Presidente de Taiwan afirmou que o povo deve decidir os vínculos com a China
01/01/2024 às 14h25
A presidente Tsai Ing-wen afirmou hoje que as relações entre Taiwan e China devem ser decididas pelo povo e que a paz deve ser baseada na dignidade. Isso ocorreu em resposta aos comentários do líder chinês, Xi Jinping, que afirmou que a reunificação com Taiwan é inevitável.
A China está usando mais força militar para tentar mostrar que possui o controle sobre Taiwan, que terá eleições presidenciais e parlamentares em 13 de janeiro.
Os comentários de Xi, em um discurso de véspera de Ano Novo, adotaram um tom mais forte do que no ano anterior, quando ele afirmou apenas que as pessoas de ambos os lados do Estreito de Taiwan são “membros de uma mesma família”.
Ao ser questionada sobre o discurso de Xi durante uma entrevista coletiva de Ano Novo no escritório presidencial em Taipé, Tsai afirmou que o valor fundamental que orienta a direção nas relações com a China é a democracia.
“Ela disse que isso depende da vontade do povo de Taiwan para tomar uma decisão, já que somos um país democrático.”
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
Tsai disse que a China precisa aceitar o resultado das eleições em Taiwan. Além disso, é importante para ambos os lados trabalharem juntos para garantir a paz e a estabilidade no estreito.