Internacional

Presidente de Taiwan afirmou que o povo deve decidir os vínculos com a China


Presidente de Taiwan afirmou que o povo deve decidir os vínculos com a China
(Foto Reprodução da Internet)

A presidente Tsai Ing-wen afirmou hoje que as relações entre Taiwan e China devem ser decididas pelo povo e que a paz deve ser baseada na dignidade. Isso ocorreu em resposta aos comentários do líder chinês, Xi Jinping, que afirmou que a reunificação com Taiwan é inevitável.

A China está usando mais força militar para tentar mostrar que possui o controle sobre Taiwan, que terá eleições presidenciais e parlamentares em 13 de janeiro.

Continua depois da publicidade

Os comentários de Xi, em um discurso de véspera de Ano Novo, adotaram um tom mais forte do que no ano anterior, quando ele afirmou apenas que as pessoas de ambos os lados do Estreito de Taiwan são “membros de uma mesma família”.

Ao ser questionada sobre o discurso de Xi durante uma entrevista coletiva de Ano Novo no escritório presidencial em Taipé, Tsai afirmou que o valor fundamental que orienta a direção nas relações com a China é a democracia.

Continua depois da publicidade

“Ela disse que isso depende da vontade do povo de Taiwan para tomar uma decisão, já que somos um país democrático.”

Tsai disse que a China precisa aceitar o resultado das eleições em Taiwan. Além disso, é importante para ambos os lados trabalharem juntos para garantir a paz e a estabilidade no estreito.


🔥 Recomendado para voçê 🔥