Presidente de Taiwan cancela viagem após veto dos EUA, relata reportagem

Lai Ching-te, de Taiwan, não prosseguiu com a viagem à América Latina, que envolveria voos com escalas nos Estados Unidos, após ter seus planos cancelados.

30/07/2025 8h18

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente de Taiwan, Lai Ching-te (DPP, centro), cancelou a viagem que faria a Guatemala, Belize e Paraguai no início de agosto. De acordo com o jornal norte-americano Financial Times, a decisão se deve à não autorização do governo dos Estados Unidos para realizar duas escalas – Nova York e Dallas – no país durante a viagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A visita de Ching-te contemplava três nações que integram um grupo restrito de 12 países que reconhecem Taiwan como um território independente da China. O objetivo era consolidar esses vínculos.

O veto impede que Ching-te acesse territórios norte-americanos, mesmo que como ponto de passagem e sem solenidades, em um período em que a Casa Branca e a China buscam diminuir as tensões decorrentes da disputa comercial.

LEIA TAMBÉM:

Embaixadores de ambos os países se reuniram na Suécia nesta semana para a terceira rodada de negociações sobre as tarifas. As partes prorrogaram o período de carência de 90 dias que diminuiu as barreiras comerciais que ultrapassavam 100% de ambos os lados.

Uma viagem do líder taiwanês aos EUA poderia aumentar as tensões, visto que a China impede que qualquer país mantenha relações diretas com o governo de Taiwan sem a permissão chinesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na quarta-feira (30.jul.2025), um porta-voz do Gabinete de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado – órgão que cuida dos assuntos relacionados à província – foi questionado sobre a reportagem e a recusa dos Estados Unidos ao pouso de Ching-te.

O governo chinês se opõe a qualquer interação oficial entre Taiwan e os Estados Unidos.

Contudo, o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan negou que uma viagem à América Latina estivesse prevista “em breve”.

Os Estados Unidos não determinaram o adiamento, cancelamento ou qualquer recusa na autorização para o tráfego, afirmou o representante taiwanês.

Em agosto, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, afirmou que o país estava se preparando para receber o presidente de Taiwan.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.