Primeiro-ministro da Holanda se demite após o líder da extrema-direita deixar a coalizão

É necessária a convocação de novas eleições, contudo, isso só poderá ocorrer após outubro; a consolidação do novo governo poderá levar vários meses.

03/06/2025 12:27

1 min de leitura

Primeiro-ministro da Holanda se demite após o líder da extrema-direita deixar a coalizão
(Imagem de reprodução da internet).

O primeiro-ministro holandês, Dick Schoof, anunciou sua renúncia nesta terça-feira (3), após Geert Wilders, do PVV, romper a coalizão de direita. A situação deve desencadear eleições antecipadas no país.

Os ministros do partido PVV, de Wilders, renunciam ao cargo, enquanto os demais continuam, temporariamente, em um governo de transição.

Caso ocorra uma nova eleição, ela não será realizada antes de outubro, e a formação de um novo governo tradicionalmente tende a levar meses no contexto político holandês.

Leia também:

A situação se manifesta em um cenário onde a extrema-direita ganha força na Europa, acompanhada de questionamentos em relação à imigração e ao elevado custo de vida.

O líder de Wilders declarou anteriormente hoje que seu partido se retiraria da coalizão devido à falta de apoio dos outros três parceiros às suas propostas relativas a asilo e imigração.

“Nenhuma assinatura em nossos planos de asilo. O PVV deixa a coalizão”, afirmou Wilders em uma publicação no X.

Os demais partidos da coligação agora podem tentar governar por meio de uma minoria, embora não se preveja que o façam.

Os partidos de oposição solicitaram novas eleições.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)