Internacional

Príncipe Harry recebe pagamento de jornal britânico por telefone invadido


Príncipe Harry recebe pagamento de jornal britânico por telefone invadido
(Foto Reprodução da Internet)

No Reino Unido, o príncipe Harry recebeu uma compensação financeira nesta sexta-feira (15) de mais de 140 mil libras (cerca de 180 mil dólares) porque seu celular foi invadido por hackers e a imprensa britânica divulgou suas informações privadas.

O príncipe, que se tornou o primeiro membro da família real britânica ? em mais de 130 anos ? a depor em um tribunal, processou o Mirror Group Newspapers, o editor do Daily Mirror, Sunday Mirror e Sunday People.

Harry e outras 100 pessoas, como atores, esportistas famosos, celebridades e pessoas ligadas a figuras públicas, moveram ações judiciais relacionadas a acusações de invasão de privacidade e violação da lei de coleta de informações ilegais entre 1991 e 2011.

Harry afirmou que durante 15 anos, os jornais do Grupo Mirror o perseguiram e que mais de 140 histórias publicadas eram fruto de obtenção ilegal de informações. No entanto, o julgamento levou em consideração apenas 33 reportagens.

“Descobri que 15 dos 33 artigos que foram julgados eram produto da invasão de seu telefone celular ou dos telefones celulares de seus associados, ou o produto de outras informações ilegais”, disse o juiz Timothy Fancourt.

“Considero que seu telefone foi hackeado de forma extensa e isso provavelmente foi cuidadosamente controlado por certas pessoas em cada jornal”, complementa a decisão.

O juiz concluiu que os chefes dos jornais sabiam das ações do hacker.

“Onde ocorreram erros históricos, pedimos desculpas sem reservas, assumimos total responsabilidade e pagamos uma compensação apropriada”, disse o Mirror Group Newspapers após a decisão.


🔥 Recomendado para voçê 🔥