Procon-SP agenda audiência pública sobre a fusão entre Azul e Gol
28/04/2025 às 15h16

O Procon-SP promoverá uma audiência pública para discutir a possível fusão entre Azul e Gol.
A reunião foi agendada para o dia 16 de maio e abordará os possíveis efeitos que a fusão das duas empresas terá sobre os consumidores.
A audiência pública, em parceria com a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), contará com a presença de representantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), acadêmicos e demais interessados.
Com o público, será possível identificar e mapear as situações passíveis de impacto, como o direito à informação e à comunicação precisa aos consumidores acerca do processo de fusão, diz o Procon-SP, por meio de nota.
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Após a audiência, as conclusões da reunião serão enviadas ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão regulador que avaliará a possível fusão.
Lembre-se.
Como será a fusão Azul-Gol
A empresa resultante de uma possível fusão controlaria aproximadamente 60% do mercado de aviação comercial do Brasil e deteria o controle de quase 100 rotas em território nacional, com pouca concorrência, o que levanta preocupações sobre a formação de um duopólio, considerando que apenas duas empresas dominariam quase todo o mercado.
As duas empresas, em conjunto, possuíam mais de 300 aeronaves e registraram um faturamento de R$ 25,3 bilhões entre janeiro e setembro do ano anterior.
Conforme o memorando de entendimento entre Azul e Gol, datado de 15, a companhia resultante adotará o modelo de “corporation”, empresa sem controlador definido, com o grupo Abra como acionista majoritário. A definição dos percentuais de participação de cada empresa no negócio ainda não foi estabelecida.
As companhias Azul e Gol manterão sua independência, porém, compartilharão aeronaves. A operação envolverá apenas os ativos já existentes, sem projeção de novos investimentos.
A estratégia das duas companhias reside na complementaridade de suas redes aéreas. A Gol foca em grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, enquanto a Azul possui um escopo mais abrangente em território nacional.
Fonte: Metrópoles