Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Proposta de auxílio com tarifa elevada não contempla descumprimento da meta fiscal, afirma Haddad

Proposta de auxílio com tarifa elevada não contempla descumprimento da meta fiscal, afirma Haddad

O ministro da Fazenda, Haddad, afirmou que o volume de demanda atual não corresponde à projeção inicial do plano de contenção. Essa declaração divergiu …

Por: Redação ZéNewsAi

01/08/2025 9:58

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (1º.ago.2025) que os planos para o apoio aos setores impactados pela tarifação dos Estados Unidos não contemplam a realização de gastos além da meta fiscal.

Não era nosso objetivo inicial. Compreendemos que podemos operar dentro do arcabouço fiscal sem qualquer modificação, declarou Haddad a jornalistas na sede de seu ministério, em Brasília.

A declaração do diretor da Fazenda se opõe a uma determinação do vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, que na quinta-feira (31.jul) afirmou que o auxílio poderia ser excluído dos cálculos do resultado primário.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Não almejamos déficit algum. Desejamos o menor impacto possível […]. Pode ser excluído do [resultado] primário, afirmou Alckmin durante participação no programa Mais Você, da Globo.

A equipe econômica estabeleceu o objetivo de alcançar receitas e despesas equilibradas em 2025, o que resultaria em um resultado primário nulo. Isso significa que os gastos públicos devem corresponder à arrecadação de impostos. Essa é a meta fiscal.

O governo já abriu uma série de exceções à regra. O Poder360 já mostrou que os desembolvos da meta devem superar os R$ 300 bilhões de 2023 a 2025. Em termos técnicos, é o que se chama de crédito extraordinário.

Haddad, contudo, não incluirá os setores impactados pela taxa de 50% sobre importações na lista de isenções. Isso implica que permanecerão dentro da meta de déficit zero.

O presidente do TCU, Vital do Rego, afirmou na terça-feira (29.jul) que as despesas poderiam ser consideradas como crédito extraordinário. Haddad mencionou a declaração, porém, assegurou que não seria esse o objetivo.

A proposta que está sendo encaminhada não vai exigir, embora tenha havido uma compreensão do Tribunal de Contas que, se fosse necessário, [poderia ficar fora da meta], declarou o ministro da Fazenda.

A taxa de 50% dos EUA de Donald Trump sobre o Brasil entrará em vigor em 6 de agosto. Quase 700 produtos foram colocados em regime de isenção, embora diversos setores ainda sejam impactados, incluindo carnes e produtores de frutas.

O governo Lula se comprometeu a apoiar os grupos afetados. As ações devem contemplar linhas de crédito e iniciativas para a manutenção do emprego.

Há ressalvas na equipe econômica.

O Poder360 revelou que membros da equipe econômica de Lula apresentam reservas em relação a um possível auxílio fiscal direto aos setores impactados pela tarifização.

Pelo menos uma proposta de subsídios foi apresentada à mesa do presidente, que decidirá se irá avançar ou não.

No grupo encarregado da elaboração do Orçamento, a opinião é que uma medida como essa não seria necessária.

Atualmente, os responsáveis pela gestão dos recursos federais ainda não foram diretamente contatados para discutir o assunto.

Uma das preocupações desse grupo é o impacto duradouro. O auxílio pode deixar de ser necessário em longo prazo, porém ainda pode produzir despesas para o governo, financiadas pelos contribuintes.

Uma outra avaliação é que, mesmo que se conceda um plano de subsídios, ele deve ser desenhado com prazo determinado. A preocupação é evitar que o benefício se torne permanente sem necessidade. O Poder360 apurou que o plano de contenção ao tarifário é discutido por um grupo seleto do alto escalão de Lula.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
auxílio fiscalHaddadresultado primáriotarifação
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

06/01/2026 15:06 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

● IA Revoluciona Estratégias Empresariais: Visão Estratégica Impulsiona o Sucesso!

06/01/2026 15:47 | 2 min de leitura

● Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

06/01/2026 15:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!