Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Proposta de Emenda Constitucional sobre Segurança busca restringir as funções da Polícia Federal

Proposta de Emenda Constitucional sobre Segurança busca restringir as funções da Polícia Federal

A proposta está sob avaliação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara; parlamentares identificam escassez de chances de progressão.

Por: Redação ZéNewsAi

13/05/2025 4:19

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Deputados de centro e da oposição avaliam alterações no texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, buscando evitar a expansão das competências da Polícia Federal (PF). Os parlamentares temem que a medida transforme a polícia federal em “polícia política”. Já o governo considera a iniciativa uma manobra dos deputados para se protegerem de investigações.

A Polícia Federal poderá investigar infrações penais contra a ordem política e social, incluindo o meio ambiente, além de apurar organizações criminosas e milícias privadas em casos de repercussão interestadual ou internacional.

Alguns deputados de centro e da oposição defendem que a Polícia Federal não possui número adequado de agentes para realizar investigações em âmbito interestadual, o que poderia levar a seleção de casos por parte dos federais. Isso poderia beneficiar ou prejudicar políticos ou empresários, transformando a PF em uma “polícia política”.

Leia também:

Senador Vieira Aprova Marco Legal Antifacção com Novas Penas e Financiamento de GAECOs

Senador Vieira Aprova Marco Legal Antifacção com Novas Penas e Financiamento de GAECOs

Senador busca adiar análise da Lei do Impeachment com críticas do STF!

Senador busca adiar análise da Lei do Impeachment com críticas do STF!

Hugo Motta anuncia análise de casos contra Ramagem, Zambelli e Bolsonaristas na Câmara

Hugo Motta anuncia análise de casos contra Ramagem, Zambelli e Bolsonaristas na Câmara

Ademais, o governo argumenta que a proposta busca reduzir as responsabilidades da Polícia Federal e proteger parlamentares de investigações. A Polícia Federal investiga atualmente casos de desvio de emendas parlamentares envolvendo políticos.

Uma das ocorrências mencionadas é a operação Overclean, que apura desvio de recursos públicos. O caso está sendo analisado no Supremo Tribunal Federal (STF), o que demonstra a investigação de indivíduos com foro especial.

A equipe do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) considera a possibilidade de mudanças nas atribuições da Polícia Federal como “alta”. Contudo, o governo acredita que o diápoderá reduzir as alterações, com a prioridade sendo a constitucionalização do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

A Proposta de Emenda à Constituição propõe que a Polícia Federal já realize, com base na Lei 10.446/2022, ações com a PF em investigações de repercussão interestadual ou internacional. O texto prevê a atuação da PF em casos que envolvam indícios de associação criminosa em mais de um ente federativo.

Assim, para os órgãos federais, o texto vigente propõe apenas incorporar à Constituição Federal algo que já acontece na prática.

Realização

Devido à grande quantidade de objeções provenientes do centro e da oposição, os parlamentares consideram que será difícil concluir a votação deste texto, pelo menos neste ano.

A Proposta de Emenda Constitucional iniciou sua tramitação em 24 de abril na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), um dia após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), participar da apresentação do texto, em uma cerimônia no Palácio do Planalto.

No colegiado, o relator designado foi Mendonça Filho (União-PE). O parlamentar é da ala opositora do União Brasil. Apesar de ter um bom relacionamento com integrantes do Ministério da Justiça, a avaliação de parlamentares é que o relator impôs um calendário que “mata” o texto ainda na CCJ.

Mendonça Filho indicará uma série de audiências públicas para discutir o texto. Entre os participantes, estão o ministro Ricardo Lewandowski, governadores e representantes de municípios. Os parlamentares consideram que o documento possui poucas perspectivas de ser encaminhado à Câmara em 2025.

O relator declarou que a CNN, ao ser designado para analisar o documento da CCJ, deve garantir a máxima pluralidade de representação partidária, a fim de obter uma leitura abrangente dos atores políticos mais relevantes sob a perspectiva das definições constitucionais.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
ConstituiçãoMinistério da JustiçaPolícia FederalProposta de Emenda ConstitucionalSegurança Pública
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!