Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Proposta de Emenda Constitucional sobre segurança levanta preocupações em relação à concentração de poder em Brasília

Proposta de Emenda Constitucional sobre segurança levanta preocupações em relação à concentração de poder em Brasília

Em sessão na Câmara, Mendonça Filho indagou Lewandowski acerca do parágrafo que atribui à União o domínio das polícias.

Por: Redação ZéNewsAi

21/05/2025 20:39

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O relator da PEC da segurança pública, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), criticou nesta 4ª feira (21.mai.2025) a centralização das forças policiais proposta pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. O congressista contesta o dispositivo que confere à União competência exclusiva na área, removendo a autonomia de estados e municípios na gestão das corporações locais.

Lewandowski compareceu a audiência pública da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara. A proposta foi apresentada pelo governo ao Congresso em abril de 2025.

O deputado afirmou não considerar possível combater o crime organizado a partir de Brasília, declarando que existe a “imaginação de que todos os problemas do Brasil serão resolvidos em Brasília e por Brasília”, mas que a “ação básica que atende à população está na ponta”.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

O ministro defende a centralização.

O ministro Lewandowski declarou que o Brasil está “enxergando gelo” com o modelo atual de segurança pública. Ele argumentou pela criação de uma gestão semelhante à do SUS (Sistema Único de Saúde), com coordenação federativa e orçamento definido na Constituição.

“Estamos secando gelo com o sistema atual”, declarou Lewandowski. “O SUS é um exemplo para o mundo todo. Nós só conseguimos enfrentar a pandemia da Covid-19 porque tínhamos um sistema estruturado que funciona. O mesmo precisa acontecer com a segurança pública.”

Consulte abaixo os principais pontos da Lei de Segurança Pública:

A Proposta de Emenda confere à União o poder de definir políticas e planos nacionais em segurança pública e defesa social. O governo também poderá elaborar estratégias para coordenar o sistema único de segurança pública e o sistema prisional.

Considerando as solicitações dos governadores, foi incluída a previsão de que as atribuições da União não impedem a autonomia dos entes federativos nem limitam a hierarquia das polícias estaduais aos respectivos Estados.

Uma das principais medidas da Proposta de Emenda à Constituição do governo é a ampliação dos poderes da Polícia Federal para atuação nos Estados. Outrossim, se propõe a criação da Polícia Viária, que substituirá a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e estará restrita ao policiamento ostensivo em rodovias, ferrovias e hidrovias federais.

Em relação ao Ministério Público, a Proposta de Emenda assegurará a atuação contra crimes ambientais e práticas cometidas por organizações criminosas e milícias privadas que causem repercussão interestadual ou internacional.

A Proposta de Emenda apresentada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também visava unificar o Fundo Nacional de Segurança Pública e o Fundo Penitenciário e incorporá-los na Constituição.

Os repasses prosseguirão distintos e serão compartilhados entre todos os membros da Federação, conforme a legislação vigente, sem possibilidade de contingenciamento.

A nova versão da proposta institui a criação de ouvidorias públicas e autônomas em todo o país. Os órgãos são responsáveis por apurar denúncias, possíveis irregularidades e o comportamento de seus membros.

É definida a constituição de um Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, com a participação de representantes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e da sociedade civil.

A Proposta de Emenda à Constituição determina que o governo deve consultar o Conselho para a definição do plano nacional de segurança pública.

A versão final incluiu o posicionamento do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação às guardas municipais. Segundo Lewandowski, a proposta prevê a integração de todas as polícias do país, da PF (Polícia Federal) à Guarda Municipal.

Em decisão de fevereiro, o tribunal decidiu que os agentes municipais podem realizar patrulhamento ostensivo em espaços públicos, observando os limites de suas atribuições em conjunto com outras forças de segurança.

Fonte: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
centralização de poderProposta de Emenda Constitucional
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

06/01/2026 15:06 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

● IA Revoluciona Estratégias Empresariais: Visão Estratégica Impulsiona o Sucesso!

06/01/2026 15:47 | 2 min de leitura

● Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

06/01/2026 15:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!