Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Direitos
  3. Proposta de remoção de indígenas em área estadual de Viamão, liderada por Eduardo Leite, acarreta audiência pública no Rio Grande do Sul

Proposta de remoção de indígenas em área estadual de Viamão, liderada por Eduardo Leite, acarreta audiência pública no Rio Grande do Sul

Cinquenta e sete famílias indígenas Mbya Guarani residem na área da antiga Fepagro, em Viamão, Região Metropolitana.

Por: Redação ZéNewsAi

07/08/2025 10:48

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou a realização de uma audiência pública para debater a situação de 57 famílias indígenas Mbya Guarani que residem na área da antiga Fepagro, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O evento, proposto pelo deputado estadual Adão Pretto Filho (PT), está agendado para a próxima terça-feira (12), às 18h, na Sala Adão Pretto, no Palácio Farroupilha.

O debate foi instigado pela apreciação, em regime de urgência, do Projeto de Lei 280/2025, apresentado pelo governador Eduardo Leite (PSD), que propõe a doação de 88 hectares da área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) ao Município de Viamão. A proposta provocou reação de lideranças indígenas, entidades de direitos humanos e órgãos de controle, que denunciam a violação de acordos e o risco de remoção forçada da comunidade.

Ademais das residências, a área compreende uma escola pública, sistema de abastecimento de água e atendimento de saúde oferecido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Mesmo diante desse contexto, o projeto descarta um acordo formal entre o governo estadual e o governo federal que assegura a permanência da comunidade e prevê o parcelamento do valor do terreno pendente com o Rio Grande do Sul e a União.

Leia também:

Com Zema, a população de famílias em situação de rua aumentou 122% em Minas Gerais

Com Zema, a população de famílias em situação de rua aumentou 122% em Minas Gerais

Ministério da Saúde cancela seleção para programas de apoio a comunidades terapêuticas

Ministério da Saúde cancela seleção para programas de apoio a comunidades terapêuticas

Revisão da licença-maternidade para pais é novamente debatida no Congresso

Revisão da licença-maternidade para pais é novamente debatida no Congresso

Não se pode admitir que o governo continue negando o direito dos povos indígenas à terra. Essas famílias vivem, produzem e educam seus filhos lá. A audiência será fundamental para ouvir as lideranças e exigir responsabilidade do poder público, declarou o deputado Adão Pretto Filho, que também preside a CCDH.

Na última semana, o líder e o Secretário Nacional de Direitos Territoriais Indígenas, Márcio Kaingang, se reuniram com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia para discutir o tema e coordenar ações que contrariem a proposta do governo estadual.

A proposta também é alvo de críticas do Ministério Público Federal (MPF). Em parecer assinado pelo procurador da República Ricardo Gralha Massia, o órgão afirma que a área da Fepagro integra um acordo de cooperação técnica voltado à regularização fundiária de territórios indígenas no estado. Há também denúncias de que a comunidade não foi consultada sobre a proposta, o que fere a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é signatário.

A Prefeitura de Viamão já manifestou a intenção de repassar a área recebida do Estado à iniciativa privada, para a instalação de um centro logístico, empresarial e tecnológico – iniciativa duramente criticada por Pretto. “Mais uma vez, o governador Eduardo Leite quer entregar patrimônio público para a iniciativa privada, sem considerar os prejuízos à população. Essas famílias já estão estabelecidas, com mais de 60 crianças frequentando a escola. É um absurdo essa proposta”, declarou o parlamentar, que quando foi vereador em Viamão liderou a mobilização que impediu a construção de um presídio na mesma área, durante o governo de Ivo Sartori (PMDB).

Espera-se que na audiência estejam presentes representantes das comunidades indígenas, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública, do Governo do Estado, da Prefeitura de Viamão e de organizações da sociedade civil que atuam na defesa dos direitos humanos e dos povos originários.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
direitos humanosFepagroremoçãoViamão
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Ciclone Extratropical Ameaça Rio Grande do Sul: Alerta de Grande Perigo!

09/01/2026 13:55 | 1 min de leitura

● CNH Simplificada: Novas Regras Entram em Vigor e Podem Isentar Renovação!

09/01/2026 15:03 | 2 min de leitura

● Trabalhadores em Risco: HRCA Consultoria Alerta para Aumento da Radiação Solar no Brasil em 2026

09/01/2026 16:03 | 2 min de leitura

● Recife em Crise: Aumento Explosivo de 60,8% em Tarifas de Aplicativos!

09/01/2026 15:05 | 1 min de leitura

● Lula Exalta Acordo Europeu: Dia Histórico para o Comércio Global!

09/01/2026 14:08 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!