ProUni 2025.2: compreenda o funcionamento da seleção

O candidato necessitava ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio para participar do programa de bolsas de estudo.

03/07/2025 11h19

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

As inscrições para a edição de segundo semestre do ProUni, que oferece bolsas integrais e parciais em cursos de graduação, encerram às 23h59 desta sexta-feira (4). É necessário ter realizado uma das duas últimas edições do Enem para poder participar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais da aprovação, é necessário que o estudante tenha obtido no mínimo 450 pontos de média nas notas das cinco provas da avaliação nacional. Ele também não pode ter zerado a prova de redação e nem participado como trainee.

Para obter a bolsa integral, que abrange 100% das taxas do curso, o candidato pré-selecionado deve apresentar renda familiar bruta mensal por pessoa limitada a 1,5 salário mínimo (R$ 2.277).

LEIA TAMBÉM:

Para a bolsa parcial, que abrange 50% do valor da mensalidade, a renda mensal por pessoa é de até três salários mínimos (R$ 4.554).

Ainda é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como realizar a inscrição?

Ao se inscrever via Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o candidato seleciona, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis. O candidato com deficiência ou que se autodeclara indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

No período de inscrição, o candidato pode modificar as opções. Será aceita a última inscrição confirmada.

O candidato a bolsas do ProUni não necessita realizar vestibular nem estar regularmente matriculado na instituição onde deseja se inscrever. Contudo, as instituições podem submeter os pré-selecionados a um processo seletivo específico, sem ônus de taxa. Essa informação é comunicada ao candidato durante a escolha da opção de curso, no momento da inscrição.

Quais são os próximos passos após o encerramento das inscrições?

Com o término do período de inscrição, o sistema do ProUni classifica os estudantes conforme as opções e as notas alcançadas no Enem, considerando a modalidade de competição, na seguinte ordem:

O processo envolve duas etapas. Em cada uma delas, os candidatos pré-selecionados possuem um período para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que atestem as informações fornecidas no formulário de inscrição.

É fundamental notar que os alunos são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, considerando a sequência de opção escolhida no momento da inscrição, o limite de bolsas disponíveis e a ordem de classificação.

Após as duas etapas, o candidato que não foi pré-selecionado ou teve sua reprovação por não formação de turma pode expressar interesse em integrar a lista de espera do ProUni.

As bolsas que não forem preenchidas nas duas chamadas serão ocupadas pelos estudantes da lista de espera que confirmarem os dados fornecidos no formulário de inscrição.

Confira o calendário da edição.

5 maneiras de aproveitar a nota do Enem: estudo em Portugal, ProUni e outros.

Fonte por: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.