Prouni 2026: Inscrições Abertas! Não Perca a Chance de Conquistar uma Vaga!

Prouni 2026: Inscrições Abertas! 🚀 Não perca a chance de cursar a universidade! As inscrições para o Prouni 2026 começam nesta segunda-feira, 26 de maio. Candidate-se agora!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Inscrições para o Prouni 2026 Abertas Nesta Semana

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2026 começam nesta segunda-feira, 26 de maio. O processo é totalmente online e pode ser realizado através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até a próxima quinta-feira, 29 de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para se candidatar, o estudante precisa ter concluído o ensino médio, ter participado de alguma edição do Prouni nos anos de 2024 ou 2025, ter uma média de pelo menos 450 pontos nas cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a nota da redação do exame.

O edital também estabelece algumas restrições. Candidatos que declararam ter participado do Enem como treineiros ou em autoavaliação, antes de finalizar o ensino médio, não poderão se inscrever. A nota mais alta obtida no Enem, em qualquer edição, será utilizada para fins de classificação e, possivelmente, para a pré-seleção do processo seletivo.

LEIA TAMBÉM!

Além disso, o Ministério da Educação (MEC) detalhou algumas condições que os candidatos podem atender para concorrer às bolsas. É possível se candidatar com o ensino médio feito integralmente em escola pública, em instituição privada com bolsa integral, ou com uma combinação de escola pública e privada com bolsa (integral ou parcial).

Também é possível se candidatar com bolsa parcial ou sem bolsa, e para pessoas com deficiência, seguindo a legislação vigente.

Um ponto importante é que, para professores da rede pública que desejam concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, não há limite de renda familiar exigido. A escolha da bolsa (ampla concorrência ou com políticas afirmativas para pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas) também é feita no momento da inscrição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, o limite é de 3 salários mínimos. O MEC ressaltou que essas informações são cruciais para a análise das candidaturas.

Sair da versão mobile