PS5 Pro pode apresentar PSSR 2 com foco em 4K a 120 FPS e suporte a 8K a 60 FPS [Rumor]

Novas informações indicam que a próxima geração do PSSR apresentará menor latência, maior resolução e qualidade aprimorada em jogos para o PlayStation 5 Pro.

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(Imagem de reprodução da internet).

A Sony estaria desenvolvendo uma nova versão de sua tecnologia de upscaling com inteligência artificial, o PSSR 2, para ampliar as capacidades da PlayStation 5 Pro. A novidade traria melhor desempenho, menor exigência de resolução base e suporte a novos modos gráficos, incluindo 4K a 120 quadros por segundo e 8K a 60 FPS.

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A tecnologia atual, PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), necessita de uma resolução interna mínima de 864p para o upscaling, restringindo sua aplicação em jogos que enfatizam altas taxas de quadros.

A nova iteração do PSSR está sendo treinada com uma rede neural mais leve, o que diminuiria o impacto no tempo de renderização por quadro e possibilitaria o uso de resoluções ainda menores, preservando ou até melhorando a qualidade da imagem.

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Novos objetivos: 1080p e 1440p a 120 FPS.

Uma das limitações do PSSR original é a falta de suporte direto para resoluções como 1080p e 1440p com 120 FPS estáveis, o que a Sony pretende corrigir com a nova versão.

Espera-se que o PSSR 2 possibilite jogos com melhor desempenho, mesmo em resoluções mais baixas, como o DLSS Ultra Performance da NVIDIA já faz.

Adicionalmente, a Sony estaria avaliando expandir a aplicação do sistema para além do upscaling convencional. Isso envolveria o desenvolvimento de uma versão interna, denominada MFSR, que serviria como alternativa ao TAA em jogos que não empregam o PSSR.

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A sugestão é proporcionar maior clareza e reduzir elementos visuais indesejados em títulos exibidos na resolução máxima, sem redimensionamento.

Redução de latência e impacto nos sistemas.

A Sony demonstra preocupação com o impacto do PSSR atual no desempenho de jogos, pois o recurso restringiu os quadros máximos em testes práticos.

Com o PSSR 2, a empresa buscaria diminuir a latência e o excesso de carga, permitindo que títulos se movessem de maneira mais suave em altas taxas, sem comprometimento da qualidade gráfica.

O objetivo seria fornecer modos de desempenho estáveis em 4K120, 1440p120, 1080p120 e até 8K60, com maior previsibilidade e uniformidade, principalmente em jogos desenvolvidos para a PlayStation 5 Pro.

Ainda não está definido se o nome comercial será “PSSR 2”, mas a informação indica que a tecnologia representa uma evolução significativa, possivelmente semelhante ao avanço do FSR 2.0 para o FSR 3.1 da AMD.

Compatibilidade futura e transição para a PS6

A possível implementação do PSSR 2 reforça a noção de que a empresa está se preparando para a transição para a próxima geração de consoles, mesmo sem confirmação oficial da Sony.

A tecnologia também pode funcionar como um elo para o PlayStation 6, notadamente se a Sony implementar uma arquitetura parecida com suporte integrado à inteligência artificial e melhorias avançadas de upscaling.

No Man’s Sky possui modo em 8K no PlayStation 5 Pro.

De acordo com a fonte, desenvolvedores já estariam testando diferentes versões do PSSR para aplicações em realidade virtual com o PSVR2, ainda que a sua utilização nessa área permaneça incerta.

A Sony ainda não se manifestou oficialmente sobre os boatos. Contudo, se confirmado, o upgrade para o PSSR 2 poderá ser um recurso principal do ecossistema da PS5 Pro e uma ferramenta relevante para a transição tecnológica para o PS6.

A Lei de Moore chegou ao fim.

Fonte: Adrenaline

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