PSDB busca debater a formação de federação com MDB e Republicanos após definir a união
Legenda tem perdido força nos últimos tempos, com a saída de políticos.

O PSDB pretende analisar a possibilidade de uma união entre MDB e Republicanos. O tema já é discutido no partido, porém, qualquer decisão só será tomada após a consolidação da aliança com o Podemos.
A união entre MDB e Republicanos passou a ser discutida após a formalização da aliança entre União Brasil e PP. A chamada União Progressista possui a maior representação na Câmara, ficando atrás apenas do PSD no Senado.
Para os caciques tucanos, essa federação representaria um “projeto nacional” em aliança com o PSDB para as eleições de 2026. Além do futuro da legenda, a definição sobre a fusão e uma possível federação também devem guiar a decisão do governador de Mato Grosso do Sul (MS), Eduardo Riedel (PSDB), de permanecer ou deixar a legenda.
Leia também:

Moraes permite que Bolsonaro receba atendimento médico em casa devido a agravamento de saúde

Lula destaca ‘muita química’ em encontro com papa Leão XIV e o convida para a COP30 no Pará

Moraes mantém prisão domiciliar de Bolsonaro e justifica com risco de fuga e descumprimento de medidas
Riedel é o único governador que restou no PSDB dos três eleitos em 2022. Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, deixaram o PSDB para o PSD.
O governador de Mato Grosso do Sul também foi contatado pelo partido de Gilberto Kassab. No entanto, segundo pessoas próximas a Riedel, ele se comprometeu a esperar pelas decisões da executiva nacional do PSDB.
O prazo estabelecido pelo governador de MS para as decisões é até o final deste semestre, conforme o que os prefeitos e vereadores do PSDB do estado esperam de Riedel.
Tucano-tucano no Centro-Oeste
O Mato Grosso do Sul permanece como o último bastião do PSDB. Na região Centro-Oeste, o partido obteve 44 dos 79 municípios. A base de apoio ao governador também estima a presença de aproximadamente 260 vereadores das legendas nos municípios sul-mato-grossenses. A saída de Riedel pode enfraquecer o partido também no estado.
No Brasil, o PSDB perdeu quase a metade de suas administrações municipais nas eleições de 2024, com a redução de 515 para 269.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)