PSDB e PL pedem novo prazo para envio de documentos à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS

A reunião estava prevista para terça-feira (6). A mudança na data se deve à necessidade de intensificar a coleta de assinaturas.

06/05/2025 15h27

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Deputados e senadores da oposição postergaram o encaminhamento do pedido de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre desvios bilionários no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O envio do documento, que estava previsto para terça-feira (6), foi adiado para o dia 20 de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão de reagendar a ação foi da equipe da deputada Coronel Fernanda (PL-MT), que, em conjunto com a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), tem coordenado a arrecadação de assinaturas. O novo prazo foi definido em razão da necessidade de intensificar a mobilização para ampliar o volume de assinaturas.

Na segunda-feira (4), as parlamentares informaram que o documento contou com o apoio de 29 senadores e 182 deputados. As assinaturas excederam o mínimo de 171 deputados e 27 senadores necessários para protocolar o requerimento, e o grupo busca aumentar o número de apoiadores.

LEIA TAMBÉM:

Após a publicação do requerimento, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), o lerá em sessão conjunta da Câmara e do Senado. Após a leitura, a CPMI poderá ser oficialmente instalada, com a indicação de membros titulares e suplentes.

Comissão mista

A proposta da oposição de apostar em uma comissão mista, composta por deputados e senadores, é uma tentativa de contornar o cenário restritivo para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) exclusiva da Câmara dos Deputados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última semana, o deputado Coronel Cristostomo (PL-RO) protocolou o pedido de CPI na Câmara. Contudo, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou que existe uma lista com outras 12 CPIs em espera para serem instaladas.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, a instituição restringe a atuação a até cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) em andamento ao mesmo tempo. Assim, o grupo optou por encaminhar o caso à comissão mista, que deverá possuir uma citação mais ágil.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.