O PSDB iniciou formalmente o processo de união com o Podemos na terça-feira (29/4), com a aprovação unânime da Executiva Nacional para que os líderes sigam as negociações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O partido agendou para 5 de junho a convenção nacional da sigla, que formalizará a fusão e possibilitará a criação de um novo partido. O Podemos também está programado para realizar sua convenção e aprovar a união com o PSDB.
O PSDB possui atualmente 3 senadores e 13 deputados federais. O Podemos conta com 4 senadores e 15 deputados federais. Em caso de fusão, a bancada do novo partido poderia ter 7 senadores e 28 deputados.
A definição do nome da nova legenda ainda não foi estabelecida. Alguns defendem que, por ora, o novo partido se chame “PSDB-Podemos”, e a escolha oficial do novo nome será posterior. Já existem nomes em consideração, como “Juntos 20” e “Moderados”.
LEIA TAMBÉM!
Os tucanos anseiam que, após a aprovação da fusão e o avanço da união das siglas, um dos membros do PSDB ocupe a presidência do novo partido nesta fase inicial.
Durante o mês de maio, ambos os partidos prosseguirão nas negociações para a união. Após a aprovação da fusão por cada legenda, a formação do novo partido ainda precisará ser validada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: Metrópoles