PSDB manifesta pesar pela saída de Leite e afirma que governador votou a favor da fusão

O governador do Rio Grande do Sul anunciou sua saída do partido após 24 anos e deve se filiar ao PSD nesta sexta-feira (9).

08/05/2025 21h25

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) comentou nesta quinta-feira (8) sobre a saída do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leite anunciou nesta tarde sua saída da sigla após 24 anos. O governador deve ingressar oficialmente no Partido Social Democrata (PSD) nesta sexta-feira (9).

A Executiva Nacional do PSDB manifestou seu pesar por que essa decisão ocorra justamente quando o partido se encontra em processo de reconstrução e fortalecimento, buscando retomar a liderança de um projeto nacional de centro, distante dos extremos.

Leia também:

A união com o Podemos, que estamos trilhando para consolidar o PSDB, incluiu o voto do governador Eduardo Leite.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, o governador declarou que não se tratou de uma decisão fácil e afirmou que seu antigo partido “passa por um novo momento”.

“Minha saída não é um rompimento com esses valores. Ao contrário, sigo guiado por eles”, afirmou. “O próprio PSDB vive um novo momento, refletindo sobre seus rumos e discutindo uma possível fusão com o Podemos. Desejo muito sucesso a essa trajetória e a todos os que a integram. Que seja um caminho exitoso.”

A união com o Podemos deverá ser finalizada até junho, na convenção nacional do PSDB. A previsão é que o nome “45” deixe de ser utilizado em votações.

Ainda, Leite afirma manter-se “ao lado de todos os tucanos” que “acreditam na política como instrumento de transformação da realidade”.

As circunstâncias do cenário político e eleitoral, tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil, demandam novos caminhos. Caminhos que trilho com a mesma convicção de sempre: a de trabalhar por um país mais justo, eficiente, equilibrado e comprometido com o futuro.

A cerimônia de filiação de Eduardo Leite será realizada no gabinete da Direção Nacional do PSD em São Paulo, bairro Bela Vista, às 15h.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, demonstrava otimismo em relação à adesão do governador gaúcho à sigla.

Há uma semana, Kassab declarou que Leite poderia disputar a Presidência da República caso se transferisse para outra legenda.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.