Público acompanha o funeral aberto de Pepe Mujica em Montevidéu

Cortejo do ex-presidente iniciou na sede da Presidência e prosseguiu para o Palácio Legislativo; prossegue até quinta-feira (15.mai). Leia no Poder360.

14/05/2025 22h49

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O funeral do ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica iniciou-se nesta quarta-feira (14.mai.2025) na capital do país, Montevidéu. Ele faleceu aos 89 anos na terça-feira (13.mai). Apresentava câncer de esôfago.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A comissão fúnebre iniciou-se no Palácio Estévez, sede da Presidência, percorreu as ruas 18 de Julho, Tristão Narvaja, passou pela sede da Frente Ampla e pela avenida Libertador, até chegar ao Palácio Legislativo. O velório permanecerá aberto ao público até quinta-feira (15.mai).

Visualize e assista a vídeos do cenário:

LEIA TAMBÉM:

Salão de los Pasos Perdidos – Velatório del ex Presidente de la República José Mujica.

As cerimônias de homenagem póstuma no Palácio Legislativo iniciarão às 15h00 e se estenderão até quinta-feira, 15 de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parlamento do Uruguai (@Parlamento_UY) 14 de maio de 2025

A plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, anunciou que implementará um sistema de verificação de assinantes pagos, que diferenciará contas pagas de contas gratuitas.

Parlamento do Uruguai (@Parlamento_UY) 14 de maio de 2025

A plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, está considerando a implementação de um sistema de assinaturas pagas para seus usuários.

Parlamento do Uruguai (@Parlamento_UY) 14 de maio de 2025

Uruguai | Inicia-se o cortejo fúnebre de José “Pepe” Mujica, acompanhado por Lucía Topolansky e Yamandú Orsi. A partir das 15h, sua urna permanecerá exposta no Palácio Legislativo de Montevidéu.

Mundo Poder (@MundoPoder_) 14 de maio de 2025

De acordo com o jornal El País, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Chile, Gabriel Boric (Frente Ampla, esquerda), chegaram às 12h (horário de Brasília) de quinta-feira para se despedir do mandatário uruguaio.

Múgica

Ao anunciar o câncer, o 40º presidente do Uruguai afirmou que o processo seria complexo, devido à presença da Síndrome de Strauss, uma doença imunológica que impactava seus rins, o que tornaria o tratamento ou uma cirurgia mais difíceis.

Em 1º de março de 2025, Mujica afirmou estar “doente e velho” durante a posse de Yamandú Orsi (Frente Ampla, centro-esquerda). Na ocasião, o ex-presidente declarou que embora sua cabeça funcionasse “bem”, o resto de seu corpo seria “um desastre”.

Mujica casou-se com Lucía Topolansky. Conheceram-se na década de 1960, durante sua atuação no grupo guerrilheiro Tupamaros. Celebraram a união em 2005 e não tiveram descendentes.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.