Putin destitui chefe do exército russo
Na semana passada, Oleg Salyukov liderou o desfile militar comemorativo do Dia da Vitória na Praça Vermelha, em Moscou.
O presidente Vladimir Putin exonerou o comandante das forças terrestres do Exército russo, Oleg Salyukov, conforme decreto publicado nesta quinta-feira, 15, pelo Kremlin, antecedendo as negociações diretas com os ucranianos em Istambul.
Salyukov foi designado vice-secretário do Conselho de Segurança russo, e deixa suas funções atuais, conforme o decreto.
Na semana passada, Salyukov liderou o grande desfile militar do Dia da Vitória na Praça Vermelha, em comemoração ao 80º aniversário da vitória da Rússia sobre a Alemanha nazista.
Leia também:
Biden e Sheinbaum discutem combate ao tráfico; EUA pressionam México
Trump defende “arma nuclear” legislativa para fim do fechamento no governo EUA
Justiça Francesa Investiga TikTok por Risco de Suicídio em Menores
Salyukov liderou as forças terrestres russas desde 2014, coordenando a intervenção militar na Síria e a grande ofensiva contra a Ucrânia.
A Rússia, que visava, supostamente, ocupar a Ucrânia – um país com um exército significativamente menor – em três dias, está envolvida em um conflito prolongado e intenso com seu vizinho há três anos, que já ceifou a vida de dezenas de milhares de pessoas e destruiu cidades inteiras.
Ucrânia e Rússia devem realizar, nesta quinta ou sexta-feira, em Istambul, suas primeiras conversas de paz diretas em mais de três anos.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)