Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Qual é a “polícia para imigrantes” estabelecida por Portugal

Qual é a “polícia para imigrantes” estabelecida por Portugal

A entidade será responsável, por exemplo, pelo “controle e fiscalização” da atuação de estrangeiros no país.

Por: Redação ZéNewsAi

02/08/2025 8:11

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Portugal criou em julho um novo órgão para gerir a imigração no país. A UNEF (Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteires) está ligada à PSP (Polícia de Segurança Pública) e ficou conhecida como a “polícia para imigrantes”, uma vez que desempenha funções como o “controlo e fiscalização da permanência e da atividade de cidadãos estrangeiros em território nacional”.

A Unidade é um dos órgãos criados para substituir o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), que deixou de existir em 2023. Entre os serviços do antigo departamento estava a concessão de autorizações de residência para estrangeiros que desejavam morar em Portugal. Atualmente, essa é a função da AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo). O SEF também controlava os postos de imigração aeroportuários e supervisionava os processos de deportação, agora sob o comando da UNEF.

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa (independente, centro-direita), promulgou a lei que institui a Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteires em 17 de julho. O documento foi divulgado no Diário da República em 22 de julho e terá sua aplicação a partir do final de agosto.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

De acordo com o documento (PDF de 631 kB), compete à Entidade, entre outras coisas:

A UNEF tem o poder de determinar quem pode entrar em Portugal e assegurar que os imigrantes sem autorização legal deixem o país.

A advogada Jamile Jambeiro, especialista em imigração, declarou que o governo português “está extinguindo estruturas antigas e criando novas” para “promover uma forma de abordar” a questão dos estrangeiros em Portugal.

Observou-se, na prática, uma carência de investimento e treinamento adequados para os poucos e novos funcionários. Destacou-se que a UNEF “pretende complementar” as funções que antes eram da PSP e da Aima, “para executar” as medidas do governo português.

A legislação não define de forma precisa o modo de controle e fiscalização da atividade de cidadãos estrangeiros em Portugal. Segundo Jamile, a UNEF atuará como um setor especializado da PSP que intervém e executa ações relacionadas à imigração.

Se a UNEF verificar uma situação que justifica a expulsão [do imigrante de Portugal], não dependerá da PSP de intervir.

Ainda não está especificado como essa fiscalização se dará, disse Jamile.

Questionada se a situação que se deu em um bairro de Lisboa no final de 2024 — quando agentes da PSP fecharam uma rua e encostaram dezenas de imigrantes contra a parede para serem revistados — pode se repetir, a advogada respondeu: “Provavelmente, sim”.

Pode ser ampliada, com o maior número de investigações em locais estratégicos. Esses locais podem ser estações de metrô e trem, ônibus e aeroportos.

A ação da PSP, denominada “operação especial de prevenção criminal”, foi alvo de críticas no país.

A fundação da UNEF foi aprovada em um momento em que Portugal endurecia suas leis sobre a imigração. Em maio, o governo anunciou que 18 mil imigrantes sem autorização de residência seriam notificados para deixar o país.

Em meados de julho, a Assembleia da República aprovou modificações na Lei de Estrangeiros, que incluem a restrição à concessão de visto para busca de trabalho a atividades “altamente qualificadas” e a imposição de novas condições aos pedidos de reagrupamento familiar.

O presidente português manifestou ceticismo em relação a certos aspectos e encaminhou o documento ao Tribunal Constitucional, aguardando a aprovação do órgão para autorizar ou rejeitar as alterações.

Jamile aponta que a principal barreira nos processos de solicitação de residência é o perfil de indivíduos provenientes da Ásia, contudo, as transformações podem tornar a obtenção da residência mais complexa para todos.

Declarou que Portugal não possui condições de sobreviver em muitos setores sem a mão de obra estrangeira, e a preferência ainda se inclina para brasileiros e demais cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em vez de indianos, paquistaneses e outros asiáticos.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
controle e fiscalizaçãoestrangeiros em Portugalimigração Portugalpolícia para imigrantesserviço de estrangeiros e fronteiras
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!