Qual foi esse golpe?, questiona Jair Renan sobre 1964 em sessão na Câmara
Vereador em Balneário Camboriú, filho de ex-presidente, participava de debates sobre a criação do “Dia da Democracia”.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), vereador Jair Renan Bolsonaro (PL), questionou o “golpe” do regime ditatorial de 1964, durante a discussão para instituir o “Dia Municipal da Democracia” na cidade de Balneário Camboriú (SC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabemos que a grande maioria das ações do PT tem cunho ideológico. É irônico que o PT afirme defender a democracia, falando tanto sobre ela… Qual foi esse golpe de 64? No qual o povo saiu às ruas pedindo que os militares assumissem o poder, com medo da entrada do comunismo no Brasil. No qual, em abril de 64, o Congresso votou e elegeu Castelo Branco. Que golpe foi esse? Explique.
Segundo ele, a maioria dos mais velhos responderia que o período da ditadura militar foi a melhor época do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
● Investigador da PF é acusado de participar de esquema fraudulento em conversa: “Iamos matar meio mundo”
● Secretário de Previdência fornece informações ao Senado; acompanhe
● Fraude no INSS: Wolney afirma que “criminoso invadiu a residência” entre 2019 e 2022
Completou, afirmando que muitos vereadores da base governamental consideram que foi a melhor época do Brasil, incluindo aqueles que acompanharam o regime.
O projeto de lei em análise visa a criação do “Dia Municipal da Democracia”, em homenagem ao ex-prefeito de Balneário Camboriú, Higino João Pio, o primeiro eleito democraticamente no município e falecido durante o regime ditatorial de 1964.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida à sessão, o vereador Eduardo Zanatta (PT), proponente da proposta, contestou as declarações de Jair Renan.
Sugiro que o vereador Jair Bolsonaro realize uma pesquisa no arquivo histórico do município e assista ao filme “Higino Pio: A Verdade Revelada”, produzido pela Lei de Incentivo à Cultura, como ponto de partida para conhecer a história de Balneário Camboriú.
forma clara
O presidente da Câmara, Marcos Kurtz (Podemos), também se manifestou sobre o tema, afirmando a Jair Renan que a proposta é “instituir o Dia da Democracia para que se possa, realmente, homenagear essa pessoa, esse prefeito que foi eleito, não conseguiu exercer o seu mandato e foi morto durante o seu mandato e não é história para boi dormir”.
A CNN solicitou posicionamento ao PT e aguarda retorno.
Fonte: CNN Brasil