São Paulo

Qual o agente da Polícia Federal suspeito de envolvimento no esquema de fraudes do INSS?

O agente da Polícia Federal Philipe Roters Coutinho é um dos seis servidores públicos afastados do cargo pela Justiça por suposto envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos de mensalidade de aposentados do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, o policial foi visto utilizando uma viatura da Polícia Federal para acompanhar o empresário Danilo Trento e o então procurador-geral do INSS, Virgílio Oliveira Filho, até um avião particular no dia 28 de novembro de 2024.

Em 2021, Danilo Trento, então diretor da Precisa Medicamentos, foi objeto de investigação na CPI da Covid no Senado, relacionada à compra da vacina indiana Covaxin pelo Ministério da Saúde.

Após ter recebido R$ 990 mil em pagamentos provenientes do empresário Maurício Camisotti, suspeito de utilizar empresas de fachada para operar em três entidades que movimentaram R$ 580 milhões em descontos de aposentadorias, o caso passou a ser investigado pela Polícia Federal.

LEIA TAMBÉM!

O plano foi divulgado pelo Metrópoles em uma série de reportagens iniciadas em dezembro de 2023, o que motivou a investigação da Polícia Federal.

De acordo com a Polícia Federal, Danilo Trento arcou com os custos da viagem do procurador-geral do INSS a São Paulo, no dia em que ambos foram vistos em imagens de segurança, em que aparecem sendo acompanhados pelo agente da PF Philipe Coutinho na área restrita do aeroporto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adicionalmente à movimentação suspeita no aeroporto, os investigadores identificaram Coutinho em viagens com perfil de compra atípico, consistindo em deslocamentos com compra de passagens em cima da hora e voos de bate e volta, notadamente para Brasília.

Em decorrência da Operação Desconto, conduzida pela Polícia Federal na semana passada, Philipe Coutinho teve suas funções na instituição suspensas, inicialmente por seis meses, assim como o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, o procurador Virgílio Oliveira Filho, e os diretores Geovani Spiecker, Vanderlei dos Santos e Jucimar da Silva. Stefanutto foi dispensado do cargo no mesmo dia.

Qual o agente da Polícia Federal afastado?

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile