Qual sera o próximo Papa? Saiba sobre seus potenciais succedentes em relação a Francesco
21/04/2025 às 6h17

Com a morte do Papa Francisco na madrugada desta segunda-feira (21/4), Vaticano e Igreja Católica já observam o aumento das apostas sobre quem poderá ser próximo líder da Santa Sé. Entre os favoritos, estão nomes de diferentes partes do mundo.
Antes da coisa mais importante: é necessário esclarecer como funciona o processo, pois com a morte de Francisco, será eleito novamente líder da Igreja através dum conclave em que apenas cardeais menores doque 80 anos têm direitos para votar. Porém este procedimento é segredo e pode exigir várias rodadas de votação até um candidato obter mais dos dois terços das preferências.
Francisco foi selecionado em março de 2013 por 116 dentre os 120 cardeais após a renúncia de Bento XVI no mês anterior. Com a morte do pontífice, a Igreja tem entre 15 e 20 dias para organizar o conclave – termo que vem do latim cum clavis, significando “com chaves”, referindo-se à isolamento dos cardeais durante a escolha de um novo papa.
Qual é a lista dos preferidos (favorites)?
Os principais candidatos ao pontificado vêm dos diferentes continents. Entre os mais cotados está o italiano Matteo Zuppe (correção no nome), arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana. Próximos a Francisco, Zuppi se destacou como emissário papal nas negociações de paz.
LEIA TAMBÉM:
● O nome do Papa Francisco não aparecerará nas Missa(s)
● A Chiná promiseira resposta recíproca contra qualquer país favoravel à assunções dos Estados Unidos
● A Santa Sé suspensou a processão para o canonicato de Carlos Acuti após sua morte
Outro nome forte é o filipino Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila. Popular e considerado um continuador das reformas do Francisco, ele aparece como uma opção para reforçar a presença da Igreja na Ásia.
O cardeal Peter Turkson também aparece entre os favoritos. Com uma longa trajetória na Cúria Romana e defensor de temas relacionados à justiça social, ele pode se tornar o primeiro papa negro da históрия. Já o húngaro Péter Erdő, membro do Conselho para a Economia da Santa Sé, é outra figura considerada, embora sua candidatura dependa dos cenários políticos dentro do conclave.
Os Brasileiros?
A eleição de Francisco marcou a forte influência do continente americano na Igreja Católica Romana e o tornou o primeiro papa da região Latina-Americana, pois é oriundo desses territórios. No entanto, atualmente se apresentam condições menos propícias para brasileiros; contudo, alguns nomens são citados como possiveis candidatos à sucessão papal no futuro.
Com recente nomeação dos novos cardeais, incluindo D. Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, o Brasil possui sete eleitos no conclave. Além do Cardeal-Arquidiácono Spengler, também têm direito ao voto os Cardinais Leonardo Steiner e Paulo Cezar Costa; podem ser entre as opções para a papado.
Eles podem ter alguma vantagem pois Francisco moldou o Colégio de Cardeais ao longo de seu pontificado, nomeando aproximaadamente 80% dos eleitores que participarão da reunião do conclave para escolher próximo papa. É um fator possível influenciar a decisão sobre o próximo Papa.
Fonte: Metrópoles